O Cine Autorama, projeto de cinema ao ar livre que retoma o modelo do charmoso drive-in, onde as pessoas assistem aos filmes no conforto dos próprios carros, chega pela primeira vez a Mato Grosso do Sul. Estará em Campo Grande nos dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho, com sua programação que procura mesclar filmes nacionais e estrangeiros, retrô e atuais. Nos quatro dias as sessões acontecem na Praça do Papa, na Vila Sobrinho.

A Temporada 2018 do Cine Autorama – que foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e tem em Campo Grande o patrocínio da Águas Guariroba e o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur),  Aegea Saneamento e Sices Brasil. É uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.

Um dos grandes diferenciais do projeto é a transmissão do som do filme feita pelo rádio FM. As pessoas podem sintonizá-lo pelo rádio do carro ou pelo celular. Além disso, a exibição acontece mesmo com frio e chuva, já que os espectadores estão dentro dos seus veículos. A entrada é  franca e em cada cidade as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br).

De maio a agosto serão realizados 20 eventos do Cine Autorama em oito cidades de seis estados brasileiros, sempre começando com uma mostra de curtas de até 30 minutos e, logo na sequência, o longa-metragem. Na maioria das cidades, no primeiro dia, o longa é internacional e no segundo dia é exibido um filme brasileiro. Este ano, o Cine Autorama visitará Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Sorriso e Sinop, no Mato Grosso; Teresina, no Piauí; Timon, no Maranhão; e Barcarena, no Pará. 

Em cada dia, acontece a exibição por 30 minutos de curtas-metragens e, na sequência, de um longa-metragem. Em Campo Grande, a programação traz no primeiro dia, 30 de maio (quarta-feira), exibições de curtas a partir das 19h30 e, às 20h, do filme “Mulher Maravilha’, dirigido pela diretora Patty Jenkins, com elenco formado por nomes como Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen e Danny Huston.

No dia 31, após os 30 minutos de curtas, será exibida a premiada animação “Moana – um Mar de Aventuras”, dos diretores John Musker e Ron Clements. No dia 1º de junho, a programação também tem início às 19h30 com os curtas-metragens, e às 20h será exibidoo filme “Tudo que aprendemos juntos” dirigido por Sérgio Machado, com um elenco formado por atores como Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas e Sandra Carveloni.

O último dia do Cine Autorama em Campo Grande, 2 de junho (sábado), tem a exibição de curtas às 19h30 e do longa “O Filme da Minha vida”, dirigido por Selton Mello, com Vincent Cassel, Bia Arantes, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin e o próprio Selton Mello no elenco.

O Cine Autorama acontece desde 2015. É montado em espaços públicos amplos que comportam, dependendo da área oferecida pela cidade, entre 50 e 200 carros. Na chegada, após passar por um pórtico de entrada, o público (formado por casais e famílias inteiras) é recepcionado por promotores que oferecem orientações e a programação. Se o espectador precisa de mais alguma informação ou ajuda, basta ligar o pisca-alerta, que logo um monitor vai até o carro. Em cada cidade são disponibilizados 40 assentos ao ar livre para pessoas que não dispõem de veículos.

O objetivo do projeto é resgatar o conceito e a memória original desses espaços de exibições de filmes, movimento que está em ascensão no País. De acordo com o coordenador Marco Costa, a escolha dos filmes passa por uma análise criteriosa. “A curadoria dos filmes de 2018 foi elaborada levando em consideração a experiência de três anos do projeto, dois deles percorrendo o interior dos estados de São Paulo (2016 e 2017) e Rio Grande do Sul (2017). Percebemos que é fundamental ter filmes conhecidos, capazes de atrair o público para conhecer o evento”, conta. Este ano, as sessões acontecem no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Maranhão e Pará.

——————-

Programação do Cine Autorama em Campo Grande

Dia:30 de maio, quarta-feira

Local:Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

Programa

19h30 – Exibição de curtas-metragens

20h00 –Mulher Maravilha

Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

Sinopse do “Mulher Maravilha” (ficção científica/Ação, 2017, 2h21min, 12 anos)

Dirigido por Patty Jenkins, tem no elenco nomes como Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen e Danny Huston.  Na história, treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor se acidenta e cai em uma praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.

 

Dia:31 de maio, quinta-feira

Local:Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

Programa

19h30 – Exibição de curtas-metragens

20h –Tudo que aprendemos juntos

Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

Sinopse do filme “Tudo que aprendemos juntos” (drama/musical, 2005, 1h42min, 12 anos)

Dirigido por Sérgio Machado, com elenco formado por atores como Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas e Sandra Corveloni, o longa brasileiro traz da história do violinista Laerte (Lázaro Ramos), que, após não passar em um teste para a OSESP, vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e, por meio da música, faz com que ele abandone o tráfico de drogas e dê um novo sentido para sua vida.

 

Dia:1º. de junho, sexta-feira

Local:Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

Programa

19h30 – Exibição de curtas-metragens

20h –Moana – Um Mar de Aventuras

Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

Sinopse de “Moana – Um Mar de Aventuras” (animação, 2016, 1h47, Livre

Na bela história contada pelos diretores John Musker e Ron Clements, MoanaWaialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

 

 

Dia: 2 de junho, sábado

Local:Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

Programa

19h30 – Exibição de curtas-metragens

20h – O Filme da Minha Vida

Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

Sinopse de “O Filme da Minha Vida”(drama, 2017, 1h53min, 14 anos)

O jovem Tony decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.  Direção de Selton Mello, com elenco formado por nomes como Vincent Cassel, Bia Arantes, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin e o próprio Selton Mello.

 

 Serviço:

As pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br). Mas quem não conseguir reservar vagas pelo site ou mesmo decidir de última hora ir assistir à sessão, pode ir até o local e aguardar na fila de espera.