Desde o dia 26 de agosto, início da aplicação da terceira dose na Capital, mais de 35 mil pessoas foram vacinadas com a dose de reforço.  Campo Grande foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul e um dos primeiros do País a iniciar a aplicação da dose de reforço.

“A vacinação é fundamental para a proteção da população, sobretudo dos idosos acima de 60 anos, que representam uma parcela significativa de internações e óbitos provocados pela doença”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Conforme dados do “Vacinômetro” desta segunda-feira (20), até o momento 35.158 pessoas  já receberam a terceira dose em Campo Grande.  O número é superior a toda população de municípios como  Rio Verde, Fátima do Sul, Mundo Novo, Sonora, Porto Murtinho, Iguatemi, Coronel Sapucaia, São Gabriel do Oeste, Miranda, Coxim e outras 57 cidades, que possuem menos que 35 mil habitantes, conforme censo do IBGE.

A Capital se destaca também nos índices de cobertura vacinal da primeira dose e segunda dose, liderando o ranking nacional de pessoas completamente imunizadas com uma cobertura de quase 56%, o equivalente a 506.700 pessoas vacinadas com as duas dose ou dose única.

Como estratégia adotada para dar mais celeridade e garantir o acesso da população, o município  mantém mais de 50 pontos de vacinação abertos, entre unidades de saúde, drives e polos e tem realizado ações itinerantes de forma periódica, garantindo assim a ampliação da cobertura vacinal.

Nesta segunda-feira (20), o calendário é exclusivo para aplicação da segunda dose de Astrazeneca e Coronavac.  A Capital aguarda o recebimento de novas doses para dar andamento à vacinação.