A transparência na utilização dos recursos emergências para enfrentamento da pandemia de Coronavírus fez com que o Portal da Transparência COVID-19 do município de Campo Grande subisse para o 6° lugar no Ranking de Transparência, sendo considerada “ótima” pela Transparência Internacional do Brasil.

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (29) no site da Transparência Internacional Brasil. No levantamento do mês anterior, Campo Grande obteve 46,81 pontos, 38 a menos do que os 84,81 registrados agora.

Mesmo com o crescimento no ranking, o município de Campo Grande avalia que a pontuação deveria ser maior, ultrapassando os 90 pontos. Por esse motivo, a Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência vai pedir a reanálise dos dados, tendo em vista que itens da métrica de avaliação atendidos pelo município para garantia da transparência não foram considerados.

O objetivo é fazer com que a Capital atinja os 100 pontos e passe a ocupar a primeira posição no ranking.
A pesquisa avalia a transparência das contratações emergenciais realizadas em resposta à Covid-19 e identifica as melhores práticas.

No total, 53 entes da federação foram avaliados, sendo 26 governos estaduais, o Distrito Federal e 26 governos municipais das capitais. O levantamento buscou informações sobre contratações emergenciais nos portais dedicados a transparência e também levou em consideração a utilização das redes sociais.

Para a realização da pesquisa, o portal considerou as experiências vividas por Portugal, Ucrânia, Colômbia, Paraguai e União Européia.