Na busca por recursos para garantir a implantação do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande – Estação Digital, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), iniciou hoje estudos para apresentar projeto na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Prefeitura vai se candidatar na linha de apoio B – Parques em Implantação na qual o financiamento será de no mínimo R$ 4 milhões e no máximo R$ 10 milhões de recursos. O objetivo da FINEP é incentivar o desenvolvimento tecnológico local e regional, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e instituições de Ciência e Tecnologia, além de promover ecossistemas de Inovação e da sociedade do conhecimento.

“A universidade federal procurou o prefeito para uma parceria de projeto no FINEP para incrementar o parque tecnológico e contratou um especialista para colaborar com o projeto e isso coloca o parque em uma condição ainda mais qualificada, não só para Campo Grande mas para todo Mato Grosso do Sul”, explicou Rodrigo Terra, secretário da Sidagro.

Visitando Campo Grande e o local onde será o Parque Tecnológico, Manoel Cardoso, Doutor em Sociologia do Conhecimento, Pós Doutor em Economia da Inovação, elogiou o planejamento. “O projeto tem uma ressonância grande no município e com certeza vai aumentar muito a possibilidade de desenvolvimento da região. Foram feitas análises que demonstram a viabilidade do Parque e do local, e é muito bom principalmente pelo apelo histórico que é dado pela ferrovia, o que certamente vai mexer com os corações e mentes das pessoas”, completou Manuel, que participou de reunião com a equipe da Sidagro, visitou a Esplanada Ferroviária e foi recebido pelo prefeito Marquinhos Trad.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, “o futuro do Brasil são os parques tecnológicos, e assim estamos colaborando com o grupo de estudo de implantação do Parque junto com outras 41 membros onde todas as universidades estão participando e serão envolvidas no desenvolvimento também desse projeto que vamos submeter ao edital da FINESP”.