A campanha multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade termina nesta terça-feira (30), mas as doses dos 18 imunizantes disponibilizados continuam disponíveis em todas as unidades de Saúde da Capital. 

Motivada pela baixa adesão às vacinas da rotina da criança em todo o território nacional, a campanha iniciou no dia 1º de outubro e precisou ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por 30 dias, uma vez que a busca pelas doses ainda não era satisfatória. 

Em Campo Grande, durante os dois meses de campanha, 26.680 crianças e adolescentes foram levados às unidades de Saúde por pais ou responsáveis para atualizar a caderneta, deste total, cerca de 80,6% precisava tomar uma ou mais doses de vacina, totalizando 21.519 pessoas imunizadas, segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizado na sexta-feira (26). 

Segundo a superintendente de vigilância em saúde, este número está muito abaixo do esperado. “Por se tratar de uma campanha com doses do calendário de rotina, não temos nenhuma meta a ser batida, porém o público nesta faixa etária é muito maior do que o total de pessoas que foram até as unidades de saúde”, lamenta. 

Mesmo com o fim da campanha, os pais e responsáveis que queriam confirmar se há alguma vacina em atraso para ser aplicada na criança ou no adolescente, deve ir até uma unidade de saúde próxima de casa. Lá, além de confirmar a necessidade de vacinação, a doses em aberto também serão aplicadas.