Com brilho no olhar e a vontade de obter conhecimento, aprender a ler e escrever, 25 bolsistas do Programa de Inclusão Profissional, da Fundação Social do Trabalho (Funsat), iniciaram aulas de alfabetização nesta segunda-feira (02). A Funsat, por meio da Coordenadoria de Educação Profissional, em parceria com a Semed, estão oferecendo as aulas através do Programa Brasil Alfabetizado, que oferece acesso à cidadania e a elevação da escolaridade.

O Programa Brasil Alfabetizado objetiva superar o analfabetismo no Brasil, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou permanência na educação básica, contribuindo com a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida.

As aulas estão sendo ministradas na sede da Fundação, de segunda a quinta-feira, das 07h30 às 11h, e terá a duração de 8 meses, com  término previsto para 20 de dezembro deste ano.

“Nosso objetivo é oferecer conhecimento para que todos tenham chances e oportunidades de melhorar de vida, através do estudo e da qualificação”, destacou o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco.

Já a diretora da Escola de Educação Profissional da Funsat, Sylvana Ventura, frisou a importância de garantir conhecimento para a inserção no mercado de trabalho. “Estamos oportunizando para que se sintam cidadãos e tenham oportunidades para buscarem mais conhecimentos e serem inseridos no mercado de trabalho”, frisou.

Emocionado e ansioso no primeiro dia de aula, o aluno Valdecir Valter Perez dos Santos, de 50 anos, que não teve a oportunidade de ser alfabetizado, agradeceu a chance de estar em sala de aula. “Estou emocionado porque sempre foi meu sonho estudar, mas sempre trabalhei e não tínhamos oportunidade como essa. Estou agradecido. É uma benção que estou vivendo nesse momento. Meu sonho irá se concretizar”, disse, emocionado.

SERVIÇO –  A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho 992, Vila Glória. O atendimento é das 7h às 17h – A Escola de Educação Profissional da Funsat fica no 1º andar. Mais informações através do telefone (67) 3314-3130.