O espírito de natal chegou ao Cras Vida Nova na manhã desta quinta-feira (9). Cerca de 50 idosos que participam das atividades recreativas e esportivas promovidas pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, compareceram para brincar o Bingo de Natal. Quem acertou as bolas premiadas levou cesta de presente para casa.

Foi o caso da dona Berenice de Oliveira Pereira, de 62 anos. “Participei do bingo aqui hoje e ganhei. Estou muito contente, sou muito feliz aqui, participo de tudo desde o início do Cras”, contou.

Fazendo aniversário hoje, dona Francisca Souza, que completa 67 anos, não teve a mesma sorte, mas não perdeu a esperança. “Estou fazendo hoje 67 anos e estou muito feliz, muito feliz mesmo por estar comemorando aqui no Cras. Ainda não ganhei no bingo, mas esperando a sorte de aniversariante”, brincou.

É com esse espírito de esperança e agradecimento que o prefeito Marquinhos Trad falou a todos. “Enfrentamos muitas dificuldades nesta pandemia e devemos ser gratos a Deus por estar aqui, vivos, sendo abençoado por Ele. “Devemos ter fé e acreditar que Deus está conosco. Quando a gente fala em espírito natalino pensem na importância do amor que devemos dar à nossa família, aos nossos irmãos, a todos aqueles que amamos. Exercitem o amor”, disse.

Coordenadora do Cras Vida Nova, Adriana do Nascimento Lopes, explicou que a ação foi direcionada ao grupo de idosos. “Nós fazemos todas as quintas-feiras um encontro com os idosos, eles vêm das 7h às 10h30. No dia de hoje é um momento de descontração e alegria. Muitos estão emocionados, porque ficaram muito tempo reservados enclausurados sem poder sair, e hoje é um dia de festa”, afirmou.

Atualmente, cerca de 24 mil pessoas são atendidas mensalmente nos CRAS, CC e CCI. As ações desenvolvidas vão desde a acolhida a atendimento particularizado. Há ainda oficinas, ações comunitárias, atividades socioeducativas, culturais e esportivas, bem como, a concessão de benefícios eventuais e inserção e atualização do Cadastro Único.

Os  Cras são unidades de Proteção Social Básica do Sistema de Assistência Social, que tem o objetivo de  prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

As unidades contam com equipe composta por assistente social, psicóloga, educador, entrevistador social, técnico de atividades socioculturais e equipe de apoio.