Definitivamente, o esporte está em evidência neste ano. Para ressaltar nosso orgulho, vários atletas da Capital estão ganhando o mundo conquistando medalhas e pódios. É com esse esforço e apoiadas pela Prefeitura de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), que ginastas da modalidade rítmica irão participar dos Jogos Escolares Brasileiros de 2021, no Rio de Janeiro.

Responsável por motivar e treinar 150 alunas, as professoras e coordenadoras do projeto Adenizia Julião, Andressa bacarji e Natalia Sabi estão nos últimos detalhes das apresentações para os eventos, que dão destaques as atletas que treinam diariamente no Parque Jacques da Luz.

“Temos dois eventos importantes este ano: o XI Torneio Regional de Ginástica Rítmica, onde Campo Grande irá sediar, no dia 24 de setembro, e os Jogos Escolares, com final em outubro. Estamos a todo vapor treinando. São 17 ginastas que irão disputar o campeonato regional e os escolares com os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal”, disse a coordenadora do projeto Adenizia.

Emocionada ao falar sobre a ginasta que tem em casa, Marcia Aparecida de Castro Ferreira, está contando os dias para ver a filha Mariele em mais uma disputa. “Ela já treina há 6 anos e está totalmente ansiosa para ir aos campeonatos. Eu tive que customizar o collant dela de tanto pedir. É muito orgulho, eu choro em todas e a cada apresentação dela. É muito dedicada, organizada e responsável em relação aos treinos”, conta a mãe.

A pequena Fernanda Almeida Gueler está ensaiando para participar dos primeiros campeonatos na sua categoria. A mãe, Michelle Almeida Paes Gueler, é uma das grandes incentivadoras e acompanha todos os passos da filha.

“Este é o segundo ano no projeto. Ela participava de um na escola e quis continuar porque gosta muito da modalidade. Estamos conversando bastante sobre a questão da ansiedade. Por ser o primeiro campeonato dela, sempre estamos falando para ter tranquilidade e fazer tudo o que treinou”.

Os Jogos Escolares Brasileiros é o maior evento multiesportivo realizado no país, contando com o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, o Sesc RJ e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar. Neste ano, o campeonato deve reunir cerca de 6,2 mil estudantes entre 12 e 14 anos, entre 29 de outubro e 2 de novembro, no Parque Olímpico da Barra.

“Temos visto exemplos de garra e dedicação no esporte da nossa Capital. O projeto é totalmente gratuito, atendendo em média alunas de 9 a 16 anos, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, com a assistência de professores e treinadores de carreira. Estaremos torcendo e convictos de mais conquistas”, explica o diretor-presidente da Fundação, Claudinho Serra.