A Unidade  de Saúde da Família (USF) Dr. Walfrido Ferreira de Azambuja, no Bairro Alves Pereira, retomou os atendimentos após passar por uma revitalização completa. A reabertura oficial da unidade que tem capacidade para atender mais de 12 mil pessoas aconteceu na manhã desta quarta-feira (04) e foi festejada pela comunidade. A revitalização completa do prédio, que possui mais de 30 anos, contou com investimento aproximado de R$ 176 mil provenientes do Programa Requalifica UBS, do Governo Federal. Conforme o projeto, piso e o forro de toda unidade foram substituídos, bem como refeita a pintura de todas as dependências.

O prefeito Marquinhos Trad destacou durante o ato que tem feito todos os esforços para resgatar um planejamento quanto à estruturação do atendimento em saúde e o compromisso da gestão é retomar e concluir todas as obras que estavam paradas.

“Essa é uma reforma que estava prevista para acontecer em 2012 e não foi feita. Retomamos na nossa gestão e estamos entregando para a população. E assim iremos continuar fazendo, retomando aquilo que ficou lá atrás. O nosso desafio era fazer Campo Grande voltar a andar e assim está sendo. Quando falamos em saúde, esse desafio é ainda maior, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo para garantir à população campo-grandense um atendimento digno e de qualidade”, disse.

Nos últimos três anos seis novas unidades de saúde foram entregues, três clínicas da família inauguradas e mais treze obras de reforma e ampliação retomadas.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, explicou que algumas questões de ordem burocráticas travaram o andamento da reforma da USF Alves Pereira que foi iniciada em agosto de 2017, sendo necessária a intervenção da gestão para que a mesma fosse concluída e hoje pudesse ser entregue.

“Tivemos todo o cuidado no acompanhamento desta obra para que a gente tivesse certeza que entrageriamos algo de qualidade. Fomos duramente cobrados, mas enfim este momento chegou e acredito que o mais importante é que estamos avançando para garantir o acesso e promover um atendimento mais humano para a população”, complementa.

Presidente da Comissão Permanente de Obras da Câmara, o vereador Ayrton Araújo, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Marquinhos Trad a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

“Tenho acompanhado os  inúmeros avanços que Campo Grande teve durante a gestão do prefeito Marquinhos Trad.  E não é só na saúde que estamos avançando não. Hoje temos frentes de trabalho e obras acontecendo por toda a cidade. E isso mostra a preocupação dele (prefeito) em dar condições mais dignas ao povo campo-grandense”, pondera.

Dona de casa Emiliana posa para a foto ao lado das filhas. (Foto: Michel Faustino).

Para a dona de casa  Emiliana Amarilha Reis,  27 anos, a reforma e reabertura da unidade representa uma conquista e um alivio para os moradores da região. Mãe de duas meninas, uma de 11 meses e outra de 7 anos, ela relembra a dificuldade de se buscar atendimento em outras unidades durante o período em que a unidade ficou fechada.

“Nós entendemos que havia necessidade da unidade ser fechada para reformar. Era uma reforma que estava sendo esperada há muito tempo pelos moradores. Mas durante esse período era complicado porque tínhamos que sair daqui e ir até o Pioneira ou o Universitário. Agora esse transtorno acabou e vou poder levar minhas filhas no médico aqui, pertinho de casa em uma unidade novinha”, complementa.

Líder comunitário enalteceu o trabalho da gestão. (Foto: Michel Faustino).

O líder comunitário e presidente do bairro Alves Pereira, Antônio Marcos, o Tony Gol, como é conhecido, destaca o compromisso da gestão com a saúde e comemora a entrega da unidade.

“Aqui temos muitas crianças e idosos que precisam do atendimento de saúde. Agora com a unidade funcionando será muito bom. Os moradores não vão precisar ficar se deslocando para outros bairros. Estamos muito contestes com mais esta conquista proporcionada pelo prefeito (Marquinhos Trad) para a nossa região”, disse.

Nilza acredita que reforma deve refletir na qualidade doa atendimento. (Foto: Michel Faustino).

A dona de casa Nilza Jesus Carvalho, 55 anos, acredita que, com a reforma, o atendimento na unidade será melhor, poís proporciona melhores condições não só para os pacientes, mas também para servidores.

“A situação da unidade era bem precária, acredito que nenhum trabalhador se sinta feliz em um lugar todo depredado e sem condições adequadas. Agora com uma estrutura melhor, acho que até pra eles (servidores) vai melhorar. E isso com certeza será refletido no atendimento da população”, comenta.

A unidade deve atender aproximadamente 12 mil pessoas, moradores dos bairros Colibri 1 e 2, Vila Antunes, Parque dos Trabalhadores e Alves Pereira, e conta com três consultórios, um consultório de enfermagem, um consultório de preventivo, recepção, farmácia, sala de curativo, sala de medicação, Centro de Esterilização de Material, sala de vacina, consultório odontológico com três cadeiras, sala de triagem, sala de assistência social, sala de reunião, banheiros (acessibilidade) e saguão de espera.Um espaço foi montado exclusivamente para as crianças com doações de servidores da própria unidade.

Espaço kids montado para receber as crianças. (Foto: Michel Faustino).