Os alunos da Escola Municipal Kamé Adania, no Conjunto Habitacional Nascente do Segredo, lançaram o livro intitulado “Os Saberes do Pequeno Príncipe”. O evento para a comunidade escolar reuniu – na tarde de ontem (16) – a secretária municipal de Educação Elza Fernandes, a secretária-adjunta Soraia Campos e o superintendente de Gestão das Políticas Educacionais (Suped) Waldir Leonel.
O projeto foi desenvolvido após o retorno presencial das aulas da Rede Municipal de Ensino (Reme). O livro foi produzido pelos alunos, que fizeram ilustrações e textos. Tudo foi realizado para envolver os estudantes para que tenham maior interesse na leitura, além de mostrar a capacidade que a criança tem, e o incentivo a concretizar seus planos, metas e sonhos.

“O momento não tem sido fácil com a pandemia. Ficamos em casa um ano e meio e buscamos ferramentas para auxiliar nossos alunos. O apoio dos professores e pais foi fundamental para o processo tão difícil e diferente, mas vencemos. Esperamos no próximo ano voltar com 100 % das aulas”, explicou a secretária Elza Fernandes.

O livro aborda temas do clássico “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, como amor, esperança e respeito ao próximo. Cada página foi criada por um aluno, com frases e seus significados.“Eu escrevi sobre uma paisagem. O desenho fiz o pequeno príncipe contando sobre nossa história aqui na escola”, disse Sara Siqueira da Silva, 9 anos, aluna do 3º ano.

O envolvimento dos alunos contribuiu para a melhoria da aprendizagem, escrita e leitura de cada um. “Espera-se com o projeto que os estudantes abram o mundo para a leitura. A partir do momento que a pessoa tem esse hábito de ler e escrever, ela cresce muito mais a cada dia, tudo muda na vida da pessoa que lê muito. Muitas crianças não têm esse hábito”, afirmou a professora responsável pelo projeto, Évila Martin.