Alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021, foram homenageados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Professores técnicos da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (Suped) entregaram na quinta-feira (9), medalhas e certificados de participação na competição que está na 24ª edição e reuniu estudantes de todo o Brasil.

“Apesar de toda dificuldade da pandemia é uma honra fazer entrega de premiação. Isso só foi possível graças ao empenho dos professores e pais”, disse a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.

A OBA, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é uma das mais tradicionais olimpíadas ofertadas aos estudantes brasileiros de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo da competição é despertar o interesse dos alunos pela astronáutica, física e astronomia, por meio de uma metodologia lúdica e cooperativa.

“Foi ótimo. Fiz simulados, fiquei dois meses estudando. Achei difícil, tremi muito na hora de fazer a prova. Mas consegui”, afirmou o medalhista de ouro Felipe Akamine, 12 anos, da Escola Municipal José do Patrocínio.

Nesta edição, 28 alunos da REME das escolas municipais Eduardo Olímpio Machado (Ouro Verde), Etalívio Pereira Martins (Monte Castelo), José do Patrocínio (escola do campo que fica BR 163 – Cachoeirinha) e Consulesa Margarida Maksoud Trad (Estrela Dalva), participaram e sete deles foram medalhistas (2 ouros, 3 pratas e 2 bronzes). Além das medalhas e certificados, os alunos foram presenteados com smartphones e os professores também receberam medalhas.

“É muito gratificante, emocionante. Apesar da pandemia, os alunos ainda tiveram ânimo, força de vontade, garra de estar participando”, disse a diretora da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, Giselle de Mendonça.