O olhar diferenciado para cada aluno da Rede Municipal de Ensino (Reme), suas dificuldades e conquistas durante o período de aulas remotas, que durou entre 18 de março de 2020 e 25 de julho de 2021, resultou na confecção e lançamento do livro “Tecitura do olhar – entre versos e prosas”, que ocorreu nesta terça-feira (31), na Escola Municipal Professora Oliva Enciso.

A obra literária é o produto final do projeto realizado pela professora Carmem Lúcia com os alunos do 5º ano B. Durante o período de aulas remotas, a professora percebeu a dificuldade dos alunos com a leitura e produção de textos. Foi então que surgiu a ideia de convidar alguns escritores de Mato Grosso do Sul para incentivar a turma através de vídeos gravados pelos próprios autores, pelos quais contavam sobre a importância da leitura e da escrita, criação poética e ainda declamando alguns de seus textos.

“É um projeto extremamente importante e demonstra o cuidado com nossos alunos. A oportunidade que eles têm de produzir um livro, é algo para a vida deles, para o desenvolvimento intelectual Eu acredito que eles jamais vão esquecer. Ainda mais com o apoio dos poetas e escritores que participaram. Então eu parabenizo a professora pela coragem e empenho e também os pais pela dedicação”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad.

Participaram do projeto “Leitura de poemas e algumas prosas de escritores sul-mato-grossenses” 17 escritores, além da professora: Eva Vilma, Nena Sarti, Tânia Souza, Ileides Muller, Elisabeth Fonseca, Mara Calvis, Iolete Moreira, Leila Aparecida, Américo Calheiros, Ruberval Cunha, Darci Cunha, Elias Borges, Alex Domingos, Paulo Robson de Souza, Fábio Gondim e Manoel de Barros.

“Este projeto é uma ferramenta incrível que viabiliza a aprendizagem de forma única, lúdica e envolvente. O ensino não tem barreiras e mesmo no período de pandemia e de aulas remotas foi realizado com todo empenho dos professores”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.

Nessa primeira etapa, os alunos escolhiam os poemas com os quais mais se identificavam e declamavam através de vídeos compartilhados via aplicativos de mensagens. “O livro é uma conquista para eles, pois colocaram ali suas dúvidas, medos e desejos. Alguns dos poemas são em homenagem a entes queridos que se foram por causa da covid, ou ainda sobre sonhos que querem realizar. E tudo começou com uma observação de que eles precisavam de ajuda na leitura e na escrita. Além dos autores, os pais também ajudaram muito”, afirma Carmem.

CRIAÇÃO POÉTICA

Após três meses do início do projeto, os alunos passaram a produzir seus próprios textos. As inspirações vieram da leitura dos poemas dos autores, da observação da natureza, do cotidiano com a família, entre outros. Os poemas eram enviados para a professora, corrigidos e eram sugeridas alterações para dar mais ênfase aos versos, porém, sem perder a ideia principal do aluno.

A publicação do livro foi possibilitada pelo patrocínio da Editora Life e de uma poeta campo-grandense que prefere não ser identificada. Ao todo, foram publicados 300 livros, sendo que cada aluno recebeu quatro exemplares e os demais serão entregues a autoridades e também ficam disponíveis na biblioteca da escola.

A aluna Isadora Oliveira, 9 anos, escreveu diversos poemas para o livro e um deles com o título “Lembranças”, é uma homenagem ao pai que morreu no dia 31 de dezembro de 2020, vítima da covid-19. “Eu sinto muito a falta dele, e decidi escrever para dizer isso. Eu sei que também me ajudou bastante a melhorar a leitura e a escrita”. Renata Oliveira, mãe de Isadora, afirma que o projeto ajudou toda a família. “Fiquei sozinha, com três filhas, mas o cuidado da professora foi fundamental. Não foi apenas o projeto, nos ajudou a sair de casa, para auxiliar ela a escrever um texto por dia a gente precisou ir na Lagoa Itatiaia, sair de casa. E isso foi fundamental. É um período de adaptação, sem o pai, mas com certeza vamos ficar bem”.

INCENTIVO AOS ALUNOS

Eva Vilma, uma das escritoras que participou do projeto e que teve o despertar para a escrita dentro da escola, explica a necessidade de ações como esta para o estímulo dos alunos. “Eu acredito que a leitura e escrita, a literatura na infância e na adolescência, faz com que cresça o mundo dentro das pessoas. Eu tive esse incentivo quando criança e tudo o que eu puder fazer para ver a literatura saindo das quatro paredes da sala de aula, farei”.

“É um lançamento muito importante, essa abordagem de trabalho com as habilidades relativas aos alunos do 5° ano. Este livro foi construído em pleno momento de pandemia e isso reafirma que os professores não pararam de trabalhar e os alunos não deixaram de aprender neste período. Então está aqui, em forma de livro, as habilidades que foram trabalhadas com essas crianças, de escrita, de criação e produção”, disse Waldir Leonel, superintendente de Gestão das Políticas Educacionais (Suped) da Semed.