Com várias ideias e conceitos dentro da educação ambiental, a escola municipal Danda Nunes realizou nesta quarta-feira (05.10), mais uma edição dos  Trabalhos Multidisciplinares com temas voltados para os pontos turísticos de Campo Grande com o reaproveitamento de materiais descartáveis que iriam para o lixo.  A exposicão reuniu trabalhos dos alunos do 5º ao 9º  ano na quadra de esporte da escola.

A maioria dos temas apresentados na atividade foi relacionada com a educação ambiental destacando assuntos como as consequências do ambiente bem cuidado e do ambiente mal cuidado, cadeia alimentar em quadrinhos em terrário; movimento dos corpos celestes: lua, terra e sol; Idéias para evitar o desperdício de águas e alimentos; corrente elétrica e calo; ondas sonoras e movimento; partes do cérebro humano; doenças pulmonares; esponja magnética; identificação de ácidos e bases com substância natural e formas e relevo.

A aluna Izadora Vitoria Cruz Farias, do 9º ano mostrou na apresentação a “Esponja magnética”.  “Eu peguei a idéia pela internet e é bem interessante pois facilita a limpeza com difícil acesso como fachadas de edifícios e janelas onde a pessoas não consegue alcançar. São duas esponjas imantadas que colocadas sobre uma superfície igual o vidro, tanto pelo lado de fora e de dentro estarão conectadas por atração do imã e a pessoa pode manusear sem se arriscar, pois ela direciona o mesmo movimento que se usa na outra face, onde esta o local seguro”, explica.

Formas e relevo

A professora da disciplina de geografia, Etiene Higuera levou aos alunos a atividade de “Formas e Relevo”, com o objetivo de mostrar o reconhecimento de formas e relevo utilizando a geografia e a arte. De acordo com ela,  a prática foi realizada utilizando simples materiais. “Utilizamos papel com água. Com papel picado misturado à água foi criada uma massa da qual elaboramos a forma e o terreno que quisermos moldar com as mãos. Muitos alunos ainda não sabem o que é ou mesmo identificar uma depressão, uma montanha e outros tipos de superfícies”. A professora mencionou ainda que já utilizou outras materiais para essa atividade como bolos decorados.

“É um momento de suma importância onde todos os conhecimentos adquiridos em sala de sala são postos em prática através de ideias criativas sendo compartilhado com todos. Esse evento torna a prática pedagógica mais significativa e prazerosa”, ressalta a diretora Lilian Brandão.