Alunos da EJA levam poemas de cordel para a 30ª Noite Nacional da Poesia

FOTO (23)

Campo Grande, 10/10/2018 às 15:46

Cerca de 30 alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Doutor Tertuliano Meirelles levaram nessa terça-feira, 9, poemas em cordel para a 30ª Noite Nacional da Poesia, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da União Brasileira dos Escritores (UBE-MS).

Os 40 poemas expostos foram elaborados pelos próprios estudantes após a turma desenvolver trabalhos de literatura durante o ano, conforme afirmação da secretária municipal de Educação Elza Fernandes.

“O projeto de literatura está inserido na matriz curricular deles, contudo, sabemos que estudantes da EJA trabalham o dia todo e alguns sentem dificuldade em, inclusive, concluir o ano letivo. Trazer eles para ver o trabalho do Bráulio Bessa, um poeta renomado, é de grande valia”, analisa a titular da Semed.

A aluna Clarice Silva, alagoana que reside em Campo Grande, relembra a emoção de escrever cordel. “É uma experiência enorme, e chegou a me emocionar este trabalho. Melhorei muito meu português com as aulas e sou fã do poeta Bráulio, das declamações FOTO (144)dele”, explicou a aluna do último ano da EJA.

O professor de Língua Portuguesa, Drayton Pereira Lima, que trabalhou com os alunos durante o semestre a literatura de cordel, comenta que a prática estimula a leitura e desenvolve a escrita dos estudantes.

“Comecei a falar do cordel com eles mostrando slides, com informações da origem do cordel desde a Europa até o Brasil e a intensidade que ele tem na região nordestina do País”, disse o docente.

No final do evento, a secretária Elza entregou  ao poeta Bráulio Bessa, uma placa com texto alusivo aos 50 anos da Escola Municipal Tertuliano Meirelles, comemorados este ano.

 

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/