Além do Centro de Testagem, unidades de saúde passam a ofertar teste rápido antígeno para detecção da Covid-19

Campo Grande, 20/08/2021 às 11:21

A Prefeitura de Campo Grande está ampliando a oferta de testes para detecção da Covid-19 com a disponibilização do teste rápido de antígeno em 39 unidades de saúde, localizadas nos sete distritos urbanos do Município, além do Centro de Testagem, na região central. O resultado do teste fica pronto em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR. 

Nas unidades de saúde, o teste de antígeno será ofertado de segunda a sexta-feira somente no período da tarde, de 14 às 16h, com exceção da UBS Carlota, que disponibilizará o serviço de 08h às 10h.  Cada unidade de saúde deverá disponibilizar  cerca de 30 testes à população.

Com esta ampliação, o Município passará a ofertar 1.550 testes de antígeno diariamente em toda rede, incluindo as unidades e o Centro de Testagem, que tem a capacidade de realizar 350 testes por dia. O serviço é gratuito e não é necessário agendamento.

O exame utiliza a mesma forma de coleta de material para análise do exame mais realizado na rede municipal de saúde, através do Swab nasal. Da mesma forma que o RT-PCR, só será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até sete dias. 

Após a coleta do exame, a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 32 unidades de saúde da Capital, sendo realizados até 700 coletas por dia por livre demanda. O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima. 

Onde fazer o teste de antígeno ?

Centro de Testagem – Rua Barão Do Rio Branco, 1811, Centro

Diariamente

7h30 ás 17h

Unidades de saúde 

Segunda a sexta-feira

14h às 16h

USF Marabá
UBS Coronel Antonino
USF Rochedinho
USF José Abrão
USF São Benedito
USF Jardim Seminário
USF Paraíso
USF José Tavares
USF Vila Cox
Clínica da Família Nova Lima
UBS Jockey Club
UBS Pioneira
USF Anhanduí
USF Aero Rancho IV
USF Cohab
USF Macaúbas
USF Mário Covas
USF Nova Esperança
USF Alves Pereira
USF Dom Antonio Barbosa
USF Aero Rancho Granja
USF Vila Carvalho
USF Vila Corumbá
USF Três Barras
USF MAPE
USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
UBS Silvia Regina
UBS Popular
UBS Lar do Trabalhador
USF Indubrasil
USF Aguão
USF Ana Maria do Couto
USF Sírio Libanes
UBS Buriti
USF Bonança
USF Coophavilla
USF Jardim Antártica
USF São Conrado

8h30 às 10h

UBS Carlota