Agentes fiscais de meio ambiente também atuam no combate ao novo Coronavirus

Campo Grande, 26/03/2020 às 16:42

Os agentes fiscais de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) também estão nas ruas auxiliando na fiscalização dos comércios e empreendimentos que estão permitidos funcionar, serviços essenciais conforme determinado em Decreto, verificando o cumprindo das regras determinadas em Lei por parte das empresas.

Desde o início das fiscalizações para o cumprimento do Decreto n. 14.200 a Semadur atua com 54 fiscais de obras, posturas e cadastro e nesta semana somaram-se 24 agentes fiscais de meio ambiente ao trabalho.

Dentre as regras orientadas pela fiscalização nos locais vistoriados está a disponibilização do álcool em gel para clientes e funcionários, distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, disponibilização de sabonete e papel toalha nos banheiros dos estabelecimentos, material de limpeza para as superfícies e intensificação da limpeza no local, limitação da quantidade de pessoas nos locais.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, explicou que os agentes fiscais estão neste momento somando esforços no combate à disseminação do novo coronavírus vistoriando os locais que podem funcionar, fiscalizando e orientando empresários e trabalhadores.  “Quando é verificado o descumprimento de alguma norma a Vigilância Sanitária é acionada para promover as sanções cabíveis. Porém, a nossa fiscalização está sendo bem recebida e tem observado o atendimento ao que foi recomendado pelo Prefeito Marquinhos. Desta
forma, a fiscalização consegue contribuir no apoio e atendimento às denúncias da população. Foi elaborado um documento com as orientações necessárias indicadas no Decreto que está sendo entregue ao responsável pelo comércio além da explanação verbal das mesmas”.

Nesta quinta-feira (26), as fiscalizações da Semadur foram intensificadas também nos hotéis e motéis que estão atendendo, além do atendimento às denúncias.