A Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp) mantém uma série de atividades que vão de rondas aos projetos Travessia Segura e Semeando, além de ações pontuais em vias da cidade que visam a segurança e atividades da Patrulha Maria da Penha. Em outubro, as ações deram destaque a operações de fiscalização e rondas preventivas.

As Bases Prosa e Centro da Guarda Municipal, em outubro realizaram em conjunto a Operação Bairro Seguro, com atividade focada na região dos bairros Estrela Dalva II e Coronel Antonino e na avenida Cônsul Assaf Trad e imediações. Durante a operação foram abordados 210 veículos sendo encontradas irregularidades na documentação de condutores e irregularidades nos veículos. Com essa ação, foram efetuadas 21 remoções e 15 notificações.

Ainda em relação às ações da operação Bairro Seguro, as atividades prosseguiram com orientação e educação para o trânsito realizadas com pedestres, motoristas e motociclistas. Em mais de cinco horas de operação foram efetuadas rondas com abordagem de mais de 20 pessoas suspeitas. As ações, de acordo com o chefe da Base Prosa da GM, Israel Giron Carvalho a operação foi realizada em conjunto com a Base Centro e contou com o apoio da Policia Militar.

Outra ação de patrulhamento da Guarda Civil se refere a patrulhamento preventivo com ações diárias em escolas, prédios municipais e vias da cidade. Só em outubro foram feitas 93 rondas atendendo escolas e centros de educação infantil dando prosseguimento ao Projeto Travessia Segura. Em relação ao mês de setembro, as rondas nas unidades escolares em outubro praticamente triplicaram com 124 rondas preventivas visando coibir ações de desrespeito às leis de trânsito, entre elas a fila dupla.

Em regiões específicas como áreas da Rodoviária de Campo Grande e Aeroporto Internacional, as ações da Guarda Municipal de rondas de fiscalização alcançaram mais de 40 abordagens, grande parte visando a segurança no trânsito e ordenação no trânsito.

O Núcleo de Fiscalização de Trânsito da Semsp atendeu só no mês de outubro 16 acidentes de trânsito, tendo cinco vítimas encaminhadas para atendimento médico. Dos 81 acionamentos, 38 resultaram em Boletins de Atendimento, sendo solucionados com intervenção, orientação e notificação de trânsito. Os trabalhos resultaram em remoção ao Pátio do Detran/MS de quatro veículos e 32 motocicletas que transitavam de forma irregular.

O Programa Semeando envolve guardas municipais de diversos setores da Semsp, sendo uma ação feita em escolas municipais com alunos e professores com atividades diversas atividades, entre elas travessia em faixa de pedestre, em semáforos, orientações para uso de cinto de segurança e outras orientações referentes ao trânsito. Em outubro, o Semeando atendeu 419 alunos das escolas municipais Maria João Correia Ribeiro, José Mauro Messias, Irmã Edith Coelho Neto e Irene Szukala.

Já as ações da Patrulha Maria da Penha somaram mais de 780 atendimentos, entre visitas, ligações, atendimento de risco e Boletim de Atendimento. De janeiro a outubro, a Patrulha Maria da Penha efetuou 5.200 atendimentos. A coordenadora da Patrulha Maria da Penha destacou que desde fevereiro de 2015 quando iniciou a fiscalização das medidas protetivas até outubro foram computadas 7.887 visitas em domicílio. Os atendimentos diversos são oriundos do Ministério Público, setor Psicossocial da Casa da Mulher Brasileira e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.