Ação da Funsat Itinerante registra recorde de público no fim de semana

Campo Grande, 13/09/2021 às 17:32

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho, realizou nesse fim de semana mais de 600 atendimentos durante as ações da Funsat Itinerante nos bairros Tiradentes e no Oliveira II. A edição teve recorde de público neste ano. Na ocasião, 184 pessoas foram aprovadas na entrevista para uma vaga de emprego ofertada pelo Grupo Pereira, parceiro do Município. Além dessas, outras 136 pessoas foram encaminhadas para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas.

“O nosso papel é atender a população de Campo Grande, a Funsat não é só emprego, mas também é atenção, atendimento de qualidade e o mais importante, é humanização. Esse é o lema da nossa gestão, poder reunir as secretarias em uma ação significa respeito às pessoas daquela região, que compareceram e fizeram com que essas ações fossem um sucesso”, avalia Luciano Martins, diretor-presidente da Funsat.

O prefeito Marquinhos Trad falou da importância da iniciativa, que aproxima os serviços da Prefeitura da população que reside nos bairros mais distantes do centro. “Isso mostra que estamos no caminho certo, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funsat, ofereceu só nestas duas ações do fim de semana, mais de 1.300 vagas”.

A Funsat Itinerante disponibilizou qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, orientação, formalização e regularização de MEI (Microempreendedor Individual), carteira de trabalho digital, atendimento e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

A autônoma Suzilei Monteiro, de 45 anos, conta que sentiu a necessidade de iniciar no emprego formal, pensando na proteção das leis trabalhistas como o auxílio doença, FGTS, férias, 13° salário, seguro desemprego e a aposentadoria. Ela foi uma das pessoas contratadas para início imediato, no Grupo Pereira. “Eu senti a necessidade de uma segurança maior, principalmente depois da pandemia, que desestruturou as minhas finanças e renda no trabalho como autônoma. Hoje eu busco um trabalhador registrado e, felizmente estou saindo daqui empregada”.

A Funsat Itinerante também possibilitou que o jovem Pedro Henrique fosse recolocado no mercado de trabalho. Após quatro meses desempregado, Pedro foi um dos 172 aprovados durante as entrevistas da Funsat Itinerante no Residencial Oliveira. “Graças a Deus estou saindo daqui empregado, essa ação nos bairros é uma iniciativa maravilhosa, pois facilita que as pessoas arrumem um emprego sem precisar ir tão longe, como no centro da cidade”. Diz Pedro.

Os parceiros Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Semed (Secretaria Municipal de Educação), Procon CG (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor), Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Junta de Serviço Militar, GCM (Guarda Civil metropolitana), Semu (Subsecretaria Municipal de Política para Mulheres), orientando as mulheres, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) ofertando entretenimento para as crianças, Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Subjuv (Subsecretaria de Políticas para Juventude), estavam presentes nas ações.

Vale ressaltar que, durante a ação, todas as medidas de biossegurança foram tomadas, como o uso de máscaras e álcool gel, além do distanciamento entre as pessoas e aferição de temperatura.