Voltada para semana de lançamento da campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas dê Oportunidades”, a Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Social do Trabalho (FUNSAT) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou na manhã desta terça-feira (21), uma ação na Pastoral dos Migrantes. Durante atendimento foram emitidas 26 cartas de encaminhamento para o mercado de trabalho.

A ação conjunta tem por objetivo orientar as pessoas sobre o trabalho realizado pela Prefeitura para garantir dignidade às pessoas em situação de rua. “Em razão de um número crescente de migrantes nos sinais e semáforos da nossa cidade e da utilização de crianças nas esquinas de Campo Grande, nós lançamos a campanha “Não dê Esmolas, dê Oportunidades”, o poder público através da SAS, SEMU e Funsat, está oferecendo  trabalho para aqueles que realmente querem trabalhar. Assim, o objetivo é dar dignidade a essas pessoas, e não esmola, ofereça oportunidade de trabalho”. Comenta o prefeito Marquinhos Trad.

Na Prefeitura há diversos serviços voltados a este público que está na rua, na maioria dos casos, por algum vício. As ajudas, que ocorrem muitas vezes nos semáforos, acabam sustentando este vício e fazendo com que recusem o
atendimento que pode recuperar a dignidade e transformar a vida desta população.

A vice-prefeita Adriane Lopes disse que é preciso encaminhar corretamente as pessoas em situação vulnerável e reforçou que dar esmolas só contribui para a permanência delas na rua. “Nós queremos informar a população que nós da gestão pública, através das secretarias, temos encaminhamento correto para cada situação, ou seja, destinação para migrantes, imigrantes, pessoas em situação de rua, usuários e outros. Porém, o campo-grandense está dando esmola, e quando a gente dá o dinheiro no semáforo, acaba sustentando a vulnerabilidade dessas pessoas, então essa campanha veio para divulgar mais os nossos serviços e as parcerias para que a gente possa encaminhar essas pessoas devidamente, ou para um abrigo, ou para o mercado de trabalho”.

Um passo importante para que migrantes consigam sair dos semáforos e cruzamentos da Capital é a oportunidade de emprego, somente nesta ação foram 26 encaminhamentos. “Nós estamos aqui juntos para dizer assim como um filósofo francês que o trabalho combate três males, o tédio o vício e a necessidade, sem distinção de raça, cor ou nacionalidade. Pensando assim, nós queremos combater junto com vocês esses males, a Fundação Social do Trabalho está aqui para estender a mão e dizer que nós estamos trabalhando diariamente para que vocês tenham comida na mesa com dignidade”, disse o diretor- presidente da Funsat, Luciano Martins.

A oportunidade chega para todos, mesmo aqueles que ainda estão organizando as documentações, participaram e estão confiantes na mudança. A venezuelana Génesis Arvelo, 24 anos, está agradecida com a oportunidade. “Tem apenas uma semana que eu e minha família estamos aqui em Campo Grande, hospedados no CEDAME, hoje talvez eu não consiga uma vaga de emprego, mas já fico muito feliz e agradecida em saber que existe essa preocupação em nos dar qualificação e oportunidade”.

“Com essa campanha, nós temos a intenção de oferecer oportunidade. Esse é um trabalho realizado nacionalmente. Dar esmolas no semáforo é dar esperança de um falso futuro. Hoje, a Prefeitura tem a Funsat ofertando diversas vagas de trabalho. Só no ano passado nós encaminhamos mais de 530 imigrantes para o mercado de trabalho, e só esse ano foram mais de 400. Até capacitação a Prefeitura oferece. Então, vamos agarrar a oportunidade”, finaliza o secretário de Assistência Social, José Mário.