Com a finalidade de proporcionar estudos sobre assuntos relativos à compreensão do direito a previdência social e de seu papel como política pública, gestão, governança e controles do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Campo Grande, a Prefeitura de Campo Grande, por meio do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), promove nesta quinta e sexta-feira o 2° Encontro de Previdência de Campo Grande (ENCOPREV).

Representando o prefeito de Campo Grande, o secretário municipal de governo e relações institucionais, Antônio Cézar Lacerda, ressaltou que o assunto é de extrema importância para o desenvolvimento do país.

“Aqui estão reunidos representantes de diversos municípios do estado de Mato Grosso do Sul, todos preocupados com a previdência, por isso a necessidade de se discutir, debater e encontrar alternativas que atendam a expectativa de todos os cidadãos, gerando segurança e tranquilidade no futuro”, destaca Lacerda.

Já a diretora-presidente do IMPCG, Camilla Nascimento, ressaltou que o ENCOPREV já faz parte do calendário de comemorações do aniversário da Capital, pois além de debater o tema com grandes profissionais da área, o encontro evidencia a importância da educação previdenciária.

A diretora-presidente destaca que o tema deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa, visto que influencia diretamente nas decisões econômicas da sociedade brasileira.

“A educação previdenciária é fundamental para o desenvolvimento do sistema de previdência do país. O servidor público e a população em geral, precisam conhecer e entender seus direitos e deveres previdenciários”, finaliza a diretora-presidente.

A abertura do evento, que aconteceu na noite desta quinta-feira (29) no auditório do SEBRAE/MS, contou com a participação do secretário-adjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira.

Com a palestra “A Lei de Responsabilidade Previdenciária”, o secretário-adjunto chamou a atenção para a necessidade de se discutir em todo o país a reforma previdenciária.

Segundo o palestrante, uma pesquisa divulgada no início do ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aponta que o número de aposentados e pensionistas no país irá dobrar ao longo da próxima década.

“O Brasil está em constante crescimento populacional, e embora alguns municípios ainda tenham uma situação confortável quanto ao seu regime de previdência, os dados nos indicam cautela”, finaliza.

Nessa sexta-feira (30), o 2º ENCOPREV, continua com a participação do subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social, Allex Albert Rodrigues e com a Procuradora do Município de São Paulo aposentada e consultora jurídica da Associação Paulista de Entidades de Previdência Municipal (APEPREM e ABIPEM), Magadar Rosália Costa Briguet.

Os temas abordados serão: “Os Reflexos da Nova Previdência nos RPPS”; “A Compensação Previdenciária entre os RPPS”; “Comprovação da Atividade Especial”; “Base de Cálculo para Aposentadoria” e “O Benefício da Pensão na Nova Previdência”.