A Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe) apresenta na próxima quinta-feira (31), às 10 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande, os resultados do Plano Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Campo Grande, adotado pela administração em 2021, e os projetos com recursos garantidos que serão executados até 2024.

A apresentação evidencia a importância do processo de gestão que vem sendo adotado pela Prefeitura desde o ano passado, após a criação do Plano Municipal de Gestão Estratégica, que elenca os projetos prioritários para o desenvolvimento sustentável da capital com base nos quatro eixos da gestão: Campo Grande Mais Segura, Campo Grande Desenvolvida e Sustentável, Campo Grande Mais Humana e Cidadã e Campo Grande Inteligente.

Nele, técnicos da Sugepe acompanham o passo a passo de todos os projetos estratégicos indicados por cada uma das unidades administrativas. A Subsecretaria tem a incumbência de coletar e tratar as informações estratégicas de governo para elaboração, gerenciamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos projetos conjunturais, prioritários e transversais executados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Esse processo de acompanhamento e direcionamento vem sendo feito bem de perto pela vice-prefeita da capital, Adriane Lopes, que participa, inclusive, de reuniões semanais com os representantes das secretarias e a equipe da Sugepe.

Para o acompanhamento das ações, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) desenvolveu uma ferramenta que possibilita o armazenamento de informações sobre os projetos e metas de todos os órgãos da administração. O sistema permite a inserção de prazos de execução de obras, processos de licitação, elaboração de projetos, entre outros pontos, onde é feito o acompanhamento passo a passo das atividades, inclusive identificando os gargalos e indicando medidas para resolvê-los. A alimentação das informações é de responsabilidade de interlocutores designados em cada unidade administrativa e é feita diariamente. Mensalmente é gerado um relatório de acompanhamento para traçar as melhores estratégias para atingir os objetivos traçados.

Além da apresentação dos resultados, a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, vai detalhar os próximos projetos que devem ser entregues até 2024, todos com recursos já garantidos, como reformas de Unidades de Saúde e construção de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) nos bairros, implantação do Parque Tecnológico e de Inovação, e a construção de moradias, como a Vila dos Idosos.