A Unidade Básica de Saúde “Dr. Celso Lacerda de Azevedo” recebeu oficina de capacitação para os agentes comunitários de saúde, no reconhecimento de animais silvestres nos centros urbanos. A ação integra o Plano de Ação elaborado em defesa da fauna silvestre, apresentado ao Ministério Público Estadual pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB).

A palestra foi conduzida pelo médico veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS-MS), Lucas Cazati, e abordou a definição de animais silvestres, os benefícios da fauna silvestre em centros urbanos, os principais conflitos nos centros urbanos, as soluções para os conflitos e o reconhecimento desses animais.

A ação foi desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA), no ato representado pela sua vice-presidente, Dra. Paula Helena Santa Rita, também conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), que comentou sobre a importância da ação, destacando que os agentes comunitários de saúde são um elo entre o poder público e a população, e que o trabalho iniciado visa identificar esses animais e como agir nessas situações.

O engenheiro ambiental do Setor de Educação Ambiental da PLANURB, Vinícius Zanardo, comenta o objetivo das ações a serem realizadas.

“O objetivo é propiciar conhecimento, sensibilizando a população a compreender o meio ambiente, e mais especificamente, com relação a proteção da fauna. Além das ações em unidades de saúde, promoveremos ações nas escolas municipais, em centros de assistência social, oficinas de educação ambiental para os munícipes, e ações nas vias urbanas dos bairros com maior incidência de atropelamentos, por meio do desenvolvimento de blitz educativas”.

As ações nas unidades de saúde e nos centros de assistência social serão promovidas pela PLANURB, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), onde serão ministradas palestras pelo COMBEA e pela Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS), do CRMV-MS.