Neste sábado (8), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizará o Dia D de mobilização da vacinação contra a Influenza, direcionada para crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – até 45 dias pós-parto – e trabalhadores da saúde. A vacinação acontecerá em mais de 20 unidades de saúde, de 7h30 às 17h.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, explica que a vacina reduz os impactos da doença e aumenta a produção de anticorpos e é muito importante, sobretudo para as crianças.

“Fazemos esse apelo para que os pais e responsáveis aproveitem esse dia para levarem as crianças para se vacinar. A prevenção sempre é o melhor remédio”, diz.

Este é o último final de semana para a vacinação contra Influenza de crianças entre seis meses e menores de seis ano de idade. O público, que faz parte da primeira etapa junto com trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e indígenas, tem até a próxima segunda-feira (10) para buscar uma das unidades de saúde e receber a vacina. 

Segundo dados do Serviço de Imunização da Sesau, até esta semana, foram vacinadas 37.667 crianças de seis meses a menores de seis anos, o que representa uma cobertura de 57,45%. A população estimada nesta faixa-etária é de 65.568 crianças.  Até o momento já foram vacinadas 1.396 gestantes, 242 puérperas e 5.425 trabalhadores de saúde. A meta é imunizar ao menos 90% dos públicos prioritários.

Apesar da busca pela vacina neste público ser maior que no ano passado, a procura em geral está muito abaixo do esperado, apesar de parte dos trabalhadores da saúde já terem tomado as duas doses de vacina e o período protocolar entre as doses já ter sido concluído. Somente nesta primeira etapa da campanha, há a expectativa de aplicar mais de 100 mil doses do imunizante. 

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, envolvendo o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Onde se vacinar?

Bandeira

UBS Carlota

UBS UBS Universitário

USF Moreninha

USF Itamaracá

Prosa

USF Mata do Jacinto
USF Nova Bahia
USF Noroeste

Imbirussu
USF Aero Itália
USF Albino Coimbra
USF Serradinho
UBS Lar do Trabalhador
UBS Silvia Regina

Lagoa
UBS Buriti
USF Oliveira
USF Batistão
USF Coophavila
USF Tarumã

Anhanduizinho

UBS Jockey
UBS Dona Neta
USF Anhanduí
USF Botafogo
USF CF Iracy
USF Los Angeles
USF Parque do Sol

Segredo
UBS Cel Antonino
USF São Francisco
USF Vila Nasser
USF Paradiso
USF Azaléia