O mundo enfrenta a doença COVID-19. Visando colaborar com a otimização do atendimento nas unidades de saúde dos pacientes com suspeita da doença, o Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande (COMIF) alerta os cidadãos sobre os riscos dos efeitos das queimadas na saúde de todos, que pode provocar aumento nos casos de infecções das vias áreas superiores, bronquites e asmas.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em 2019 foram mais de 4.300 (quatro mil e trezentos) ações de combate a incêndios em vegetação atendidos pela corporação no município. Em complementação, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) informou que, no mesmo período, ocorreram mais de 61.000 (sessenta e um mil) atendimentos médicos na rede pública de saúde decorrentes de problemas respiratórios.

O representante da PLANURB no COMIF, Vinícius Zanardo sugere evitar queimadas, principalmente com a limpeza de terrenos baldios, é essencial para otimizar o atendimento dos pacientes nas unidades de saúde do município.

“Quando o cidadão se utiliza de fogo para a limpeza de terrenos baldios, a fumaça dessa queimada acaba aumentando os problemas respiratórios, principalmente, de idosos e crianças. As unidades de saúde, que durante a pandemia de coronavírus deveriam atender os casos suspeitos da doença, acabam ficando superlotadas com pacientes que apresentam problemas respiratórios oriundos das queimadas. Esses pacientes ocupam leitos que seriam essenciais para o atendimento aos pacientes de COVID-19”.

O Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e membro do COMIF, Santiago Silva, orienta a população a não realizar a prática das queimadas, principalmente nas épocas com baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas.

“Durante esse momento que estamos passando é essencial cada um colocar-se no lugar do outro. Não adianta utilizar do fogo para a limpeza do meu terreno e com isso afetar outras pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está orientando os idosos a ficarem em casa. Quando esse idoso, que foi afetado pela fumaça que veio da minha queimada, sai de casa para uma unidade de saúde, ele está contrariando as orientações das autoridades, colocando-o em risco. Vale lembrar que muitas pessoas estão ateando fogo em seus terrenos ou queimando resíduos como folhagens durante o período noturno. Portanto, pedimos que não provoquem queimadas”.

O COMIF relembra os cidadãos que utilizar-se de fogo para a limpeza de terrenos baldios é crime, conforme o artigo 18-A do Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande (Lei Municipal n. 2.909, de 28 de julho 1992), passível de multa, que varia de R$ 2.414,50 a R$ 9.658,00.

Para denunciar queimada em terreno baldio basta telefonar para o número 156 (Central de Atendimento ao Cidadão) e seguir a orientação dos atendentes. A denúncia é anônima.