A Prefeitura Municipal inicia nesta quarta-feira (22), os cursos de macramê e de luminárias em barbante, oferecidos no Ateliê do Horto Florestal. Durante as aulas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os alunos aprenderão os pontos básicos da arte milenar que transformou-se em tendência no campo da decoração, como também a fabricação de luminárias modernas com bolas de vinil e barbante.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, os cursos são uma ótima oportunidade de renda extra para os alunos. “Além de impulsionarmos o artesanato, estamos oferecendo a oportunidade destes alunos se qualificarem e profissionalizarem”, afirma.

Além de fomentar a arte e a capacitação profissional, as aulas de artesanato têm função terapêutica para os alunos. É o caso da aposentada Rylza Benevides. “Eu conheci os cursos oferecidos pelo Ateliê do Horto no ano passado. A síndrome do pânico fez com que eu me afastasse do trabalho e das pessoas, mas quando soube da possibilidade de realizar as aulas, eu vim para aprender algo novo e fazer novas amizades. É maravilhoso e o efeito terapêutico é imediato! ”, afirma.

A gestora do Horto Florestal, Aparecida de Fátima de Barros, afirma que não é necessária experiência prévia com artesanato e que o único custo para os alunos são os materiais. “Aqui nós reunimos artesãs profissionais, pessoas que nunca trabalharam com artesanato, que estão se aventurando em algo novo, pessoas com recomendações médicas, entre outros perfis, sendo um curso que abrange a todos. ”, pontua.

As aulas acontecem no período matutino e vespertino, no Ateliê do Horto Florestal e as inscrições são gratuitas, sendo disponibilizado um número limitado de vagas e uma lista de espera. Os interessados devem entrar em contato nos telefones (67) 99273-9346 (Cida) ou (67) 99883-3040 (Evelyn).