A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) assinaram um Termo de Cooperação na tarde desta terça-feira (11), para a troca de serviço e experiências entre as partes. Como medida principal do acordo está a instalação da Base de Atendimento da Guarda Municipal, na Cidade Universitária, para dar mais segurança aos frequentadores do campi.

IMG_7359 (Copy)Em contrapartida, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai ofertar cursos de línguas em inglês e espanhol e pós-graduação em segurança pública aos policiais municipais. De início estão sendo ofertadas 200 vagas.

Para o prefeito Marquinhos Trad, a medida é necessária para garantir a segurança de todos. “Necessário. A gente está disponibilizando 12 homens armados, fardados, preparados, capacitados e qualificados, para durante as 24 horas exerceram a proteção dos quase 15 mil alunos que circulam pela UFMS”, afirmou Marquinhos.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, disse ser uma alegria acolher a equipe da PMCG, pois o maior patrimônio que a universidade tem é a educação, a consciência, a ética, o respeito. IMG_7389 (Copy)“Aqui nós temos, entre professores e alunos, cerca de 15 mil homens e mulheres circulando na cidade universitária. Faz um ano e meio, mais ou menos, que iniciamos essa conversa. O foco era formação, capacitação dos nossos guardas municipais, polícia civil, militar, bombeiros e etc., e dentre essas discussões vislumbrou que no entorno aqui da cidade universitária havia muitas pessoas precisando da segurança, uma atenção especial e foi aí que oferecemos a parceria, para que a PMCG pudesse vir para cá e nos ajudar a monitorar esse ambiente e ao mesmo tempo a gente pudesse colaborar”, disse.

Com a parceria, a UFMS vai instalar um núcleo de apoio na entrada da UFMS, visando a segurança dos usuários da universidade, bem como a parte preventiva no entorno da UFMS. O que é missão da Polícia Municipal vai continuar sendo feito, mas agora com uma guarita como ponto de apoio. O que dará mais agilidade ao atendimento.

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja explicou que a parceria vai melhorar o atendimento para aproximadamente 50 mil moradores que serão atendidos pelo posto. “Além da clientela que frequenta o campus, que são cerca de de 12 a 15 mil alunos, temos toda a população ao redor. E ainda teremos nossos guardar IMG_7352 (Copy)mais capacitados a partir de 2019, com os vários cursos na área da gestão de segurança pública, língua inglês e espanhol que serão fornecido pela UFMS. Para o primeiro semestre já está aprovada a primeira turma”, afirmou.

O procurador geral do município, Alexandre Ávalo, fez questão de exaltar a postura da UFMS e da PMCG que em um ato de cooperação vai proteger e elevar o grau de segurança da sociedade campo-grandense em torno da universidade.

“Em um ato só, o cumprimento de um dever constitucional por parte do município, e também uma consciência de coletividade da UFMS”, disse.

Já o vereador Junior Longo, que encaminhou a demanda à RFMS e a PMCG, fez questão de salientar que quando trouxe a demanda ambas as instituições atenderam prontamente o pedido.