Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Campo Grande participará do Dia Mundial da Limpeza. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Em Campo Grande, no ano passado, o Dia Mundial da Limpeza contou com a mobilização de 400 pessoas no Centro de Educação Ambiental- CEA Imbirussu, onde foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo em apenas uma hora.  Neste ano, a ação será realizada no dia 21 de setembro, no Centro de Educação Ambiental Anhanduí, no período da manhã. O objetivo é reunir 800 pessoas com um propósito único de deixar a cidade de Campo Grande um pouco mais limpa e chamar atenção da sociedade para o problema do descarte irregular do lixo no meio ambiente.

A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Jacob Domingues, relembra que Campo Grande já possui quatro ecopontos instalados. “Desde 2018, a população possui a sua disposição os ecopontos espalhados pelas regiões urbanas de Campo Grande. Estes são locais de entrega voluntária regular e gratuita que recebem resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores e galhadas. Quanto mais pessoas utilizarem os ecopontos, menos resíduos serão descartados irregularmente no meio ambiente”, ponderou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca a importância em realizar a correta destinação dos resíduos e a fiscalização exercida pela prefeitura “Não podemos admitir que práticas como o descarte irregular de resíduos degradem o meio ambiente. É importante o cidadão ter consciência em descartar seus resíduos corretamente, pois muitos desses resíduos podem ser reaproveitados, como por exemplo, o caso dos resíduos da construção civil. Infelizmente, ainda observamos o descarte destes resíduos em terrenos e às margens dos córregos”, observou. Para Costa campanhas como o Dia Mundial da Limpeza auxiliam na conscientização e na realização de um trabalho realizado em conjunto entre a gestão pública e a população.

Serviço:

Os interessados em participar da ação devem realizar a inscrição pelo site: tinyurl.com/worldcleanupday

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ação atende a meta 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a Organização das Nações Unidas. Ele tem como propósito: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade