Começa na próxima segunda-feira (03), em Campo Grande, a campanha de vacinação contra a gripe, que será lançada oficialmente na USF Jardim Paradiso às 8h30. Observando o aumento de casos de síndromes gripais, o município antecipou em uma semana o início da aplicação das doses, que acontecerá em todos os públicos-alvo da campanha ao mesmo tempo. 

Ao todo, quase 200 mil pessoas fazem parte dos 18 grupos que são prioridade na hora de se imunizar. Diferente do que aconteceu em anos anteriores, onde a campanha acontecia por etapas, todos estes públicos poderão buscar as unidades de saúde já a partir de segunda-feira. 

“Essa medida tem o objetivo de tentar aumentar a cobertura, já que muitas vezes a gestante, por exemplo, levava o pai ou mãe já idosos para se vacinar e tinha com ela uma criança com até cinco anos, mas a aplicação da dose não estava disponível nem para ela nem para a criança, então elas acabavam não retornando para a unidade”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo. 

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022 apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação. 

“Diferente do que muitos imaginam, a vacina da gripe pode ser aplicada juntamente com a da Covid-19, então não há motivo para não receber um dos dois imunizantes”, completa a superintendente. A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra três formas diferentes de gripe.