A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB), com o apoio dos artistas plásticos Marcellus Nishimoto e Lidia Coimbra, objetivando unir a família e aproximar as pessoas da natureza durante o período de distanciamento social, disponibiliza novas atividades lúdicas e educativas do Projeto Educação Ambiental Digital, com desenhos para colorir.

Campo Grande é privilegiada por possuir inúmeras riquezas naturais, entre elas as aves. E com o objetivo de estreitar os laços com o meio ambiente, os artistas cederam suas obras para que os campo-grandenses despertem a importância da conservação da natureza.

As ilustrações contemplam a avifauna local, e são uma ferramenta de educação ambiental, uma vez que ao entrar em contato com o material o cidadão poderá criar uma relação mais harmoniosa e sustentável com o meio ambiente, colaborando assim para a preservação da fauna.

Os desenhos  disponibilizados pelos artistas podem ser acessados no endereço eletrônico https://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/atividades-ludicas-educacao-ambiental/.

Outra situação importância é as parcerias para contribuir com a difusão da educação ambiental. Esse tipo de cooperação é fundamental para o cidadão agregar nossos saberes. Os artistas apoiaram o projeto e disponibilizaram suas obras para que todos tenhamos acesso e entretenimento durante este período.

Conheça mais os artistas:

Marcellus Nishimoto é artista visual e designer gráfico. Estudou Comunicação Visual e Design Gráfico na Universidade de Brasília (1999), cidade em que viveu por 17 anos. Neto de japoneses, os quais forneceram o contato direto do artista com a cultura nipônica, em 2008, retornou à sua cidade natal, Goiânia, local onde hoje vive e trabalha.

Atua como artista visual, designer e diretor de arte. Também exerceu o trabalho de docência em nível superior em diversas disciplinas da Arte e do Design Gráfico. Atualmente desenvolve trabalho de ensino nas áreas de Desenho, Aquarela e História da Arte. Suas obras são laboriosas com técnicas tradicionais, no intuito de capturar e fazer visível a riqueza da biodiversidade.

A temática que ultimamente explora em seus trabalhos é a fauna e flora brasileiras. O artista faz uma extensa pesquisa sobre a abundância da vida nativa do Brasil tal qual os primeiros cientistas naturalistas que chegaram ao país e, fascinados pela biodiversidade das Américas, retrataram os seres aqui viventes. Aves, plantas, insetos dentre outras formas de vida são os elementos que Nishimoto traz para o foco de sua arte e que nos leva a reflexão sobre a variedade e o futuro destas espécies. O artista já participou de várias exposições coletivas e individuais em Goiânia e fora do país, e tem seus trabalhos fazendo parte de acervos em diversos locais do Brasil e exterior.

Lidia Coimbra é artista visual e ilustradora, trabalhou durante 15 anos em agências de publicidade e propaganda como ilustradora e direção de arte, e decidiu largar tudo para trás para morar na zona rural, onde vive até hoje.

Foi na natureza sua maior inspiração. Sua obra se inspira na fauna e flora, seja nos seus desenhos estilizados ou em ilustrações de animais. Se especializou em ilustração de aves com lápis de cor. Atualmente, também ministra oficinas de pintura de aves com lápis de cor em eventos ambientais e escolas. Já participou de várias exposições, em âmbito nacional e internacional.