As equipes de unidades de saúde de Campo Grande estão levando a vacinação diretamente às escolas, por meio da ação “Aluno Imunizado”. A iniciativa visa garantir a imunização dos estudantes, fortalecendo a saúde coletiva e prevenindo doenças que podem comprometer o aprendizado.

Além da comodidade e praticidade proporcionadas pela vacinação nas escolas, essa estratégia elimina barreiras geográficas e facilita o acesso às vacinas, conforme explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Veruska Lahdo.

“Ações como esta são uma importante estratégia para ampliar a cobertura vacinal e garantir a saúde das crianças e adolescentes, pois acabam sendo um facilitador para aqueles que possuem dificuldades de deslocamento ou que têm dificuldade em acompanhar o calendário de vacinação.”, diz.

Mas a importância dessas ações vai além do aspecto prático. Ao imunizar os alunos nas escolas, cria-se uma cultura de cuidado e prevenção desde cedo. As crianças aprendem sobre a importância da imunização e seu papel na saúde coletiva. Essa conscientização se reflete em suas famílias e na comunidade em geral, tornando-se uma ferramenta poderosa na promoção da saúde pública.

A  superintendente reforça  que a vacinação  desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças, fortalece o sistema imunológico, evita a propagação de agentes infecciosos e reduz o impacto de doenças graves. Além de proteger a saúde individual, a vacinação contribui para a redução de internações e mortalidade, e promove um ambiente saudável e seguro para todos.

“A cobertura vacinal tem diminuído nos últimos anos, especialmente entre as crianças, o que se torna preocupante. Por isso é importante a realização de estratégias que atinjam este público, bem como a conscientização por parte dos pais e responsáveis para que procure também as unidades de saúde para colocar as vacinas em dia e proteger os pequenos das doenças”, diz.

Na campanha de vacinação contra a gripe deste ano, por exemplo, apenas cerca de 30% das crianças de seis meses a menores de seis anos foram vacinadas em Campo Grande. Dados do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) revelam que apenas 19.374 crianças foram vacinadas, de um total de 69.889 nesta faixa etária.

Durante a semana, mais de 70 locais estão disponíveis para vacinação e aos sábados e feriados a Sesau tem realizado plantão em unidades de saúde e ações itinerantes em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e supermercados.