Nem mesmo a chuva que caiu no fim do dia nessa quinta-feira desanimou o público já fiel a um dos eventos de atividades físicas tradicionais no calendário do final de ano em Campo Grande: o Aulão Especial do Movimenta Campo Grande na Praça do Belmar Fidalgo. A ação promovida pela Prefeitura contou com a participação de professores e alunos de oficinas das sete regiões da Capital, que integram o programa.

Durante o Aulão, organizado pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp), foram oferecidas oficinas de aulas de ritmos, zumba, fitdance, futebol, funcional, jogos de areia e capoeira. A ação, que contou com a participação da prefeita Adriane Lopes, teve o intuito de estimular a população nas práticas esportivas e de lazer.

“Estava aqui no prédio ao lado, no meu gabinete, despachando as demandas do final do dia, quando comecei a ouvir uma música dançante, que foi me contagiando, o som de pessoas animadas, a voz de empolgação dos professores e não resisti: vim parar aqui para prestigiar junto com vocês essa energia contagiante”, disse a Prefeita.

“É maravilhoso ver pessoas de todas as sete regiões de Campo Grande concentradas em um só lugar por causa da saúde. A energia é ótima”, completou Adriane.

O diretor presidente da Funesp, Odair Serrano, afirma que os Aulões têm o prestígio do público que apreciam as atividades físicas, principalmente aos que se dedicam às categorias de dança. “ A dança tem a característica de atividade física com o ar festivo e tem grandes benefícios como aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora e cardiorrespiratória, circulação sanguínea, equilíbrio da pressão arterial e o principal, libera endorfina, que causa sensação de bem-estar”, explicou.

Gilda Benites de 58 anos, participa das oficinas há mais de 20 anos e aponta que o Aulão é esperado justamente pela integração dos participantes de todos os pontos da cidade. “Em todos esses anos já participei das oficinas de ritmos, funcional, pilates, zumba, circuito na areia, entre outras modalidades. E o Aulão é a oportunidade de reencontrar todos os amigos que fizemos nesses anos e compartilhar de alegria e saúde. Comecei as práticas por conta de depressão e obesidade e hoje sou uma pessoa mais equilibrada em todos os sentidos”, explicou a funcionária pública.

O primeiro Aulão deste ano foi realizado no mês de agosto, para o aniversário de 123 anos da cidade e celebração do Dia do Profissional de Educação Física.

#MovimentaCG

O Programa Movimenta Campo Grande é oferecido em todas as praças e parques administrados pela Fundação Municipal de Esportes. Ao todo são 48 oficinas trabalhadas por mais de 150 profissionais de Educação Física. Estão inscritas 11 mil pessoas, com uma movimentação de 120 mil atendimentos nas sete regiões da Capital.

O Movimenta tem o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam no desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer, valorizando a cultura local e oferecendo atividades que atendam às necessidades das comunidades, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável.