Ação social organizada pela equipe do Cras Aero Rancho, com a colaboração de dezenas de parceiros, entre entidades e projetos sociais, marcou os 20 anos da unidade, comemorado nesta terça-feira (30), com a oferta de serviços em diversas áreas como saúde, emprego, beleza, habitação e recreação.

O evento contou com o sorteio de cinco geladeiras em parceria com a concessionária de energia da Capital. O objetivo da festa, segundo a coordenadora do Cras, Maria de Lourdes Quintana, foi ampliar a oportunidade de convivência familiar e comunitária dos usuários que frequentam a unidade.Mesmo com a chuva e a queda nas temperaturas, a organização do evento estima que pelo menos mil pessoas passaram pelo local, para usufruir dos serviços, que contemplou famílias de 39 bairros da região.  Animada e torcendo para ser uma das sorteadas com uma geladeira, a aposentada Maria Messias Sabino, 76 anos, não se incomodou com o frio e acordou cedo para aproveitar o atendimento.

“Eu vim porque participo do grupo de idosos, amo muito participar do Serviço de Convivência. Tem uns 15 anos que faço parte e não abro mão. E quero ganhar essa geladeira para a festa ficar completa”, brincou.

Já a dona de casa Kamila Quintana, 34 anos, aproveitou o Varal Solidário com mais de duas mil peças de roupas para reforçar o guarda-roupa de inverno das filhas de sete e nove anos. “Achei ótimo porque minhas filhas estão precisando e estou aqui escolhendo. As roupas estão em ótimo estado e estou aproveitando”, contou.

Impressionado com a quantidade de serviços oferecidos, José Carlos Souza, 55 anos, foi à unidade em busca de atendimentos da saúde levados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Estou admirado com o tamanho dessa mobilização realizada aqui no Cras. Nem a chuva atrapalhou. Já aferi minha pressão e minha esposa resolveu um problema com a Energisa. Agora só esperar para ver se vamos ganhar a geladeira”, afirmou.

Emprego

O aniversário da unidade também contou com uma edição do “Funsat em Ação”, que atendeu cerca de 40 pessoas em serviços como a entrada no seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho digital, cadastramento para o encaminhamento de vagas e agendamento de entrevista de emprego.

“Estou sem trabalho com carteira assinada há mais de dez anos e preciso muito voltar. Porque só como autônoma não está dando, então vou tentar uma das vagas que não pede experiência”, disse Edileusa Rodrigues Cavalcante, 52 anos, moradora do Aero Rancho.

Também morador do bairro, Rildo Oliveira Fernandes, 56 anos, aprovou a proximidade do Poder Público com a população. “É muito importante essa movimentação para atender a população mais carente, facilitando acesso aos serviços como esse, da ajuda em empregos”, frisou.

“É de extrema importância trazer às pessoas informações e dar a elas acesso, tanto a oportunidades de trabalho, quanto a cursos de aprimoramento e capacitação profissional. Mas também é importante ressaltar que, só pode concorrer às vagas ofertadas pela Funsat quem estiver com cadastro regularizado e atualizado junto à Fundação”, reforça o diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva.

Diversidade

Além dos sorteios, incluindo o de brindes de produtos de beleza, que lotaram o salão do Cras Aero Rancho, o evento ainda contou com cadastro para tarifa social de energia, aferição de pressão, exames de glicemia e hepatite, distribuição  de mudas de árvores frutíferas por meio do projeto Adote um Canteiro, da UFMS, designer de sobrancelhas e corte de cabelo feminino, cadastro do NIS, exposição de artesanato, além de serviços oferecidos pela Amhasf, Junta Militar, Funesp, com o projeto Brincalhão, Sebrae, entre outros projetos culturais de entidades.

“Nós trabalhamos para levar o maior número possível de oportunidades para os moradores nesses eventos porque sabemos como é difícil, às vezes, o deslocamento para outras regiões da cidade, por isso a preocupação da gestão em facilitar o acesso a esses atendimentos”, pontuou o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes.