Prefeitura Municipal de Campo Grande

O que é

2ª FASE



O Projeto

O Decreto nº 12.506, de 03 de dezembro de 2014 revogou o anterior e fez algumas alterações visando a evolução do projeto:

  • definição da coordenação técnica e suas atribuições;
  • inclusão dos órgãos Seintrha e Agetran e suas atribuições.

Recursos

Sistema desenvolvido com recursos do PNAFM - Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros.

Produtos

Atualização dos softwares (adquiridos anteriormente) para a versão 10.3, além de treinamentos e consultorias para base de dados e aplicações sig web.

 


O Aplicativo


Avanços
  • Os munícipes agora podem acessar o Simgeo e interagir com mapas e fotos aéreas.
  • Definição de grupos de usuários e acessos de dados para servidores da PMCG.
  • Possibilidade de criação de várias aplicações para atendimento de necessidades específicas.
  • Aplicações com compatibilidade para dispositivos móveis.


1ª FASE



O Projeto

Criado através do Decreto nº 9.520, de 16 de fevereiro de 2006, o SIMGEO tem por finalidade desenvolver mecanismos de produção, gestão e compartilhamento de informações georreferenciadas para o planejamento, a execução e a avaliação de políticas locais.


O projeto é composto por todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de Campo Grande, tendo como principais funções:

I – Garantir a disseminação de informações georreferenciadas;
II – Buscar a integração e racionalização das ações de captura, tratamento e análise de dados;
III – Promover a capacitação e atualização técnica dos recursos humanos para a construção dos indicadores e operacionalização do sistema;
IV – Assegurar a atualização permamente das bases de dados.

 

Coordenação

A coordenação geral do SIMGEO é exercida em colegiado pelo:

I - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SEMADUR
II - Diretor-Presidente do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação - IMTI
III - Diretor-Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano - PLANURB

Órgãos coordenadores:

 

Visão Geral

Os órgãos do colegiado possuem responsabilidades específicas quanto a atualização e inserção de dados, gestão de serviços e infra-estrura conforme a imagem abaixo.

 

Licitação

Em junho de 2009 ocorreu o processo de licitação sendo a empresa Imagem, de São José dos Campos/SP, a vencedora. A mesma é distribuidora oficial dos produtos da ESRI no Brasil.

 

Produtos

Foram adquiridas licenças para os softwares ArcView, ArcGis Editor e ArcGis Server, além de treinamentos e consultorias para base de dados e aplicativo sig web.

 

O Aplicativo

 

Benefícios

Com o projeto implantado, mapas de uso comum são armazenados num único local e o acesso é distribuído entre os órgãos e entidades da PMCG. Mapas (base vetorial), imagens aéreas (base raster) e funcionalidades como busca, medição e análise estão presentes no sig web somente acessado na rede da prefeitura.

 

Eventos

Desde 2010 o projeto tem sido apresentado em eventos nacionais e regionais servindo como modelo comparativo para outras prefeituras.