Visando a melhoria da formação profissional e qualidade da assistência prestada à população, Sesau investe na capacitação de servidores

Campo Grande, 24/11/2021 às 17:22

Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) intensificou a  programação de cursos e palestras voltadas ao aperfeiçoamento e capacitação do servidor, com objetivo de proporcionar uma melhor qualificação a estes profissionais o que, consequemente, irá impactar diretamente na melhoria da qualidade da assistência prestada à população. O retorno dos encontros presenciais está sendo possível graças a estabilização no número de casos de Covid-19 e alta cobertura vacinal do Município.

“Estamos investindo na aquisição de materiais, dando apoio pedagógico e intensificando nossas parceriais a fim de oferecer este tipo de recurso aos nossos servidores. Na saúde a necessidade de se capacitar e estar sempre atualizado é  constante. Isso traz benefícios não só para os profissionais que estarão se capacitando, mas também para o usuário lá na ponta”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Somente nesta semana, quatro capacitações ocorrem de maneira simultânea voltadas para os servidores da Atenção Primária, Urgência e Emergência e setor de compras da secretaria.

Do dia 23 a 25 de novembro, está acontecendo o curso de atualização de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) voltados aos servidores da Rede de Urgência e Emergência, com a realização da Coodenadoria Geral de Ensino em Saude – (CGES / SESAU). Todo material que está sendo utilizado na simulação realística são conquistas da Sesau.

Paralelamente, nesta quarta-feira (24), o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), realizou mais uma etapa do curso de Atendimento à Parada Cardiorrespiratória Adulto e Pediátrica – Suporte Básico de Vida,  voltado aos profissionais da Atenção Primária. O curso vai até dezembro e aproximadamente 140 profissionais serão capacitados. O trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Educação do SAMU.

Capacitação no SAMU.

Os gerentes das unidades de Urgência e Emergência também estão passando por capacitações, que estão ocorrendo desde a semana passada. Há 12 anos como servidora da rede e oito como gerente, a servidora Nilda Maria dos Santos Maurer, do CRS Nova Bahia, destaca a importância da capacitação.

“Para nós é muito importante termos acesso a esse tipo de capacitação que nos auxilia no desenvolvimento de liderança e gestão. Isso nos ajuda a crescer profissionalmente e no exercício da nossa função”,comenta.

Gerentes das UPAS e CRSs em capacitação.

Compras e licitação

Nesta semana, servidores da Superintendência de Economia em Saúde (Supes) e fiscais de contratos de diversos setores estão participando do maior evento de compras públicas do País, o Senacop (Seminário Nacional de Compras Públicas), que está acontecendo em Campo Grande.

O Seminário reúne algumas das maiores autoridades do Direito Administrativo  e da gestão pública do Brasil, para uma imersão sobre as regras da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21). O objetivo é capacitar os servidores para que eles possam estar interrados aos novos processos e exigências previstas na nova lei.

Servidores da Sesau em capacitação sobre compras públicas.