ATUALIZAÇÃO DE CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS (COVID-19) EM CAMPO GRANDE – INFORME 02/03/2020

Campo Grande, 02/03/2020 às 11:55

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) informa que entre os dias 26/02/2020 até o dia 02/03/2020 às 11:00 foram notificados 14 casos suspeitos de COVID-19 no município de Campo Grande/MS. Os casos foram considerados suspeitos de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.

Dos 14 casos suspeitos, 03(três) já foram descartados devido resultado positivo para Influenza A (H1N1/ Influenza não subtipado) e 03 (três) casos foram excluídos por não seguirem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Neste momento estão sendo investigados 08(oito) casos suspeitos no município de Campo Grande.

A idade dos pacientes variam entre 8 e 76 anos.  Entre os sintomas apresentados citamos febre, tosse, desconforto respiratório, coriza, cefaléia e dor de garganta. Dos casos em investigação, 4(50%) apresentam  alguma patologia de base, 6 (75%) com história de viagem para Itália, 01 (12,5%) com história de viagem para Coréia do Sul e 01 (12,5%) com história de viagem para França.

No que se refere ao local de atendimento, 02 (25%) foram atendidos em unidade básica e UPA do município, 03 (37,5%) pacientes receberam atendimento por demanda espontânea, 03 (37,5%) atendidos em unidades hospitalares. Neste momento não há nenhum caso hospitalizado no município de Campo Grande/MS, sendo que todos os casos suspeitos se encontram em isolamento domiciliar.

Todas as medidas de precaução, prevenção e controle estão sendo tomadas e uma equipe técnica especializada vem acompanhando os casos. As amostras com resultado negativo no LACEN-MS para Influenza e outros vírus respiratórios comuns seguem o fluxo para o laboratório de referência em São Paulo/Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Além dos atendimentos por equipe técnica especializada, também foram elaboradas notas técnicas sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames, assim como a elaboração do plano de contingência municipal para enfrentamento do COVID-19, elaboração de material educativo bem como sua ampla divulgação por meio de redes sociais.

Esta secretaria vem realizando reuniões, visando fortalecer o fluxo de atendimento de novos casos suspeitos por este agravo. Hoje (03) profissionais dos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar, CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e representantes dos distritos sanitários passaram por uma capacitação sobre o fluxo de atendimento no município e medidas de prevenção do contágio.

Dados atualizados em 02/03/2020 às 11:25