Atualização de casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19) em Campo Grande – Informe 28/02/2020

Campo Grande, 28/02/2020 às 12:52

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) informa que os primeiros casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) foram notificados à secretaria no dia 26 de fevereiro de 2020, sendo elencados como suspeitos de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.

Até  a presente data (dia 28 de fevereiro de 2020,) a SESAU  já investigou 10 (dez) casos suspeitos para este agravo  (Covid-19) com devido acompanhamento caso a caso e coleta de material respiratório por meio de técnica combinada de nasofaringe e orofaringe.

Dos 10 casos suspeitos, 02(dois) já foram descartados devido resultado positivo para Influenza A (H1N1). Neste momento estão sendo investigados 08(oito) casos suspeitos no município de Campo Grande. A idade dos pacientes variam entre 8 e 76 anos.

Entre os sintomas apresentados citamos febre, tosse, desconforto respiratório, coriza, cefaléia e dor de garganta. Dos casos em investigação, 5 (62,5%) apresentam  alguma patologia de base, 7 (87,5%) com história de viagem para Itália e 01 (12,5%) com história de viagem para Coreia do Sul.

No que se refere ao local de atendimento, 02 (25%) foram atendidos em unidade básica e UPA do município, 02 (25%) demanda espontânea, 04 (50%) atendidos em unidades hospitalares. Os pacientes encontram-se em precaução respiratória domiciliar.

Todas as medidas de precaução, prevenção e controle estão sendo tomadas e uma equipe técnica especializada vem acompanhando os casos.

As amostras com resultado negativo no Laboratório Central (Lacen-MS) para Influenza e outros vírus respiratórios comuns seguem o fluxo para o laboratório de referência em São Paulo/Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Além dos atendimentos por equipe técnica especializada, também foram elaboradas notas técnicas sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames, assim como a elaboração do plano de contingência municipal para enfrentamento do COVID-19, elaboração de material educativo bem como sua ampla divulgação por meio de redes sociais. Esta secretaria vem realizando reuniões, visando fortalecer o fluxo de atendimento de novos casos suspeitos por este agravo.

Dados atualizados em 28/02/2020 às 11:25