Programas Especializados de Prevenção a Saúde

A SESAU desenvolve em seus Centros Regionais  e Unidades Básicas de Saúde programas que visam um atendimento de qualidade aos usuários,  compreendendo:

Programa de Prevenção à Cárie Dentária:

Realizado em parceria com a SEMED nas escolas municipais, Creches (CEI – Centro de Educação Infantil) e CEINFs, com crianças e adolescentes de 0 a 14 anos  (bochecho com solução fluorada), escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor gel e palestras educativas.

Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança:

Diagnóstico e controle das doenças diarréicas e respiratórias agudas, crescimento e desenvolvimento, nutrição e imunização.

Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher:

Atendimento clínico-ginecológico, controle de câncer uterino e de mama, planejamento familiar, controle de doenças sexualmente transmissíveis, gestação e climatério.

Programa de Prevenção do Câncer de Próstata: atendimento clínico, exames laboratoriais, orientações e encaminhamentos.

Programa de Controle e Tratamento da Hipertensão Arterial:

Atendimento clínico, medicamentos e atividades educativas com estímulo a prática de exercícios físicos.

Programa de Controle  e Tratamento de Diabetes:

Atendimento clínico, exames de laboratório, medicamentos, orientação alimentar, cuidados com pequenos ferimentos.

No Centro Especializado Municipal – CEM funciona o serviço de referência em diabetes para pacientes portadores de pés neuropáticos ou neuroisquemícos.

Programa de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida):

Orientação e prevenção, exames de laboratório, educação para o uso das medidas preventivas, testes para detecção de AIDS e encaminhamento para tratamentos adequados nos seguintes locais:

· No CEM está o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA  e o Ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST;

· No CEDIP- Centro de Doenças Infecto – Parasitárias está o SAE (Serviço Ambulatorial Especializado) e o Hospital Dia onde se realiza o atendimento aos portadores de HIV e outras doenças infecto parasitárias. Além disso, existe uma equipe que presta Assistência Domiciliar Terapêutica -ADT ao portador de HIV, em seu domicílio. Em casos de violência à mulher, os exames para detecção das DST e AIDS são realizados nos Centros Regionais de Saúde – 24 horas.

Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase:

Atendimento clínico, exames laboratoriais, orientação e medicamentos.

Como referências à hanseníase temos o CEM – Centro Especializado Municipal e o Hospital São Julião,  com a reabilitação de pacientes.

Programa de Controle e Tratamento da Tuberculose:

Atendimento clínico, exames laboratoriais, orientação e medicamentos.

Programa de Assistência à Saúde do Adolescente:

Atendimento clínico, sócio-cultural e psicológico.

Programa de Assistência à Pessoa Portadora de Deficiência:

Medidas que melhoram a adaptação dos pacientes ao meio externo e de prevenção na infância e adolescência.

Programa de Atenção à Saúde do Idoso:

Com controle das doenças comuns aos idosos (acima de 60 anos), imunização e estímulo aos hábitos saudáveis de vida.

Programa do Ostomizado:

Atendimento integral de saúde às pessoas ostomizadas, contando com uma equipe técnica multidisciplinar – assistente social, enfermeira, nutricionista, psicólogo e auxiliar de enfermagem, no CEM – Centro Especializado Municipal.

Programa de Controle da Raiva Animal e Zoonoses:

Medidas preventivas, vacinas, orientações, captura e observação de animais no Centro de Controle de Zoonoses.

Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS:

Este programa é realizado através de visitas domiciliares. Nestas visitas as gestantes são orientadas quanto a necessidade do pré-natal e amamentação, vacinação com verificação do cartão da criança, peso da criança com busca ativa de desnutridos e ainda orientações sobre uso de reidratação oral, acompanhamento dos pacientes hipertensos e dos diabéticos, bem como busca ativa e acompanhamento de portadores de tuberculose e hanseníase. Os agentes comunitários de saúde também orientam as famílias quanto aos hábitos de higiene e quanto os prováveis criadouros de mosquito transmissor da dengue.

Programa da Saúde da Família – PSF:

Equipes multidisciplinares atendem a população através de visitas domiciliares e na Unidade de Saúde.

Cada equipe atende uma área com cerca de 1.000 famílias.