Imunização / Vacinas

CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO

As vacinas ofertadas na rotina dos serviços de saúde são definidas nos calendários de vacinação, nos quais estão estabelecidos:
• os tipos de vacina;
• o número de doses do esquema básico e dos reforços;
• a idade para a administração de cada dose; e
• o intervalo entre uma dose e outra no caso do imunobiológico cuja proteção exija mais de uma dose.

Considerando o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) define calendários de vacinação com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas. As vacinas recomendadas para as crianças têm por objetivo proteger esse grupo o mais precocemente possível, garantindo o esquema básico completo no primeiro ano de vida e os reforços e as demais vacinações nos anos posteriores.

Os calendários de vacinação estão regulamentados pela Portaria ministerial nº 1.498, de 19 de julho de 2013, no âmbito do PNI, em todo o território nacional, sendo atualizados sistematicamente por meio de informes e notas técnicas pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).

Nas unidades básicas de saúde, os calendários e os esquemas vacinais para cada grupo-alvo devem estar disponíveis para consulta e afixados em local visível. Clique AQUI e confira o Calendário Nacional de Vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde.

As vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45 – conforme RESOLUÇÃO SESAU n. 378, DE 9 DE MARÇO DE 2018, publicada no Diário Oficial (Diogrande) em 12 de março de 2018, página 6. As equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo nas unidades.

Aos sábados, domingos e feriados quatro unidades oferecem as doses: CRS Aero Rancho, Nova Bahia, Tiradentes e Cophavilla II, em esquema de plantão.

Vacinação FEBRE AMARELA e BCG

A SESAU adotou deste o início de 2017 o Cronograma de aberturas de doses da vacina de Febre Amarela e BGC para otimizar o uso dos frascos. Cada ampola destas vacinas contém de 5 a 10 doses e com prazo de validade de 6 horas quando aberto. Desta forma, as salas de vacina obedecem ao cronograma para melhor aproveitamento das doses.

Todos os dias, ao menos uma sala de vacinação atende a população nas sete regiões da Capital. O cronograma está afixado nas unidades básicas de saúde para orientar moradores e usuários.

 

FEBRE AMARELA – CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

 

BCG – CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO 

 

 

SESAU – Divisão de Imunização
Responsável: Emmanuela Lopes
Contato:  3314-3062
E-mail: imuni@sesau.campogrande.ms.gov.br

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/