Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais

Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais – CCEV

Coordenador: Eliasze Luizo Guimarães

Abrangência: Todo o território do Município (urbano e rural)

Serviços:

* Controle do Aedes aegypti  –  Chefe do Serviço: Vagner Ricardo dos Santos

* Entomologia  –  Chefe de Serviço: José Fernandes da Silva

* Controle dos Vetores das Leishmanioses e Doença de Chagas – Chefe de Serviço: José Maria Alves da Silva

CCEV é a unidade de referência municipal para a execução das ações de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.  Realiza atividades de visitas domiciliares para controle químico e mecânico em recipientes com foco e ou com potencial para se transformar em criadouros do vetor.  Realiza aplicação de inseticidas de ação espacial em Ultra Baixo Volume – UBV em áreas com notificações de circulação de vírus (dengue, zika, chikungunya) e borrifação com inseticidas de ação residual em pontos estratégicos. Atende as denúncias dos municípios realizando visitas a locais em situação de risco de proliferação de mosquitos.

Realiza vigilância entomológica de monitoramento de infestação predial para Aedes aegypti.  Faz identificação de larvas de culicidaes.  Captura e identificação de Flebotomíneos.  Atende denúncias de Triatomíneos (barbeiro) da população rural.

Realiza visita domiciliares de complementação de investigação epidemiológica nos casos de leishmanioses e desenvolve ações de busca ativa de situações de risco no entorno dos casos humanos.

Desenvolve ações de educação em saúde.

A Equipe é composta por 480 servidores.

Endereço: Rua 14 de julho, 84  –  Vila Santa Dorothéa  –  CEP: 79004-390

Telefone: 3314-5080