CIEVS-CG – SERVIÇOS

CIEVS-CG – SERVIÇOS

Serviço de Unidade de Resposta Rápida

  • A Unidade de Resposta Rápida (URR), foi criada em 22 de abril de 2008, pelo Decreto 10.456. Hoje está diretamente ligado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG) tem por objetivo monitorar as possíveis emergências em saúde pública que venham a acometer no município de Campo Grande – MS; como também: criar, divulgar e manter meio de comunicação permanente (telefone, fax e e-mail), para recebimento das notificações de emergências em saúde pública, realizar investigações epidemiológicas dos agravos emergentes, re-emergentes e surtos, estimando o risco de expansão destes eventos; acompanhar junto às áreas específicas o processo de verificação da ocorrência do evento notificado até o encerramento da notificação. Conta com uma equipe de profissionais de saúde para orientação e investigação de doenças de notificação compulsória.
  • Chefe de serviço: Clélia Adriana de Oliveira Leite
  • E-mail: urr.cievscg@hotmail.com

Serviço de Vigilância dos Vírus Respiratórios

  • O Serviço de Vigilância de Vírus Respiratórios (VVR), diretamente subordinado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG), tem por objetivo monitorar a circulação de vírus respiratórios de relevância em Saúde Pública, de forma ativa e dinâmica, partir da Rede de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal e de Síndrome Respiratória Aguda Grave, devido ao potencial de alguns vírus causarem epidemias e/ou pandemias, além de elevada morbidade, hospitalização e mortalidade.
  • Chefe de serviço: Alessandra Lyrio Barbosa Giroti
  • E-mail: vvr.cievscg@gmail.com

Serviço de Gestão da Resposta Coordenada

  • O Serviço de Gestão da Resposta Coordenada (GRC) é diretamente subordinado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG). Para atingir os objetivos do Regulamento Sanitário Internacional (RSI, 2005), é necessário que os procedimentos de rotina da vigilância estejam alinhados. O Brasil dispõe de normas nacionais e estruturas que possibilitam a coleta e a análise de informações sobre os eventos de saúde pública (ESP), entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a finalidade de fomentar a captação de notificações, mineração, manejo e análise de dados e informações estratégicas (Portaria nº 30/2005 – Anexo 2), o CIEVS/CG dispõe de procedimentos específicos de detecção, recebimento, verificação, notificação, avaliação, monitoramento e documentação da resposta. Dentre eles, estão o Clipping, Comunicação de Risco e Alertas epidemiológicos.
  • Chefe de serviço: Vanessa Coelho de Aquino Benjoino Ferraz
  • E-mail: grc.cievscg@gmail.com

Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública 

  • É um fórum institucional que promove o debate sistemático dos eventos de interesse à saúde pública coordenado pelo CIEVS. Tem por objetivo congregar as informações sobre os eventos de saúde pública já em monitoramento, definir encaminhamentos no âmbito dos serviços públicos municipais.
  • Chefe de Serviço: Caroline Macksyr Curvo Cavalcanti
  • E-mail: cme.cievscg@gmail.com