MARLUCE DE ALMEIDA LEITE

SUPERINTENDENTE DE GESTÃO DE PESSOAS - SUGEPE

Telefones: 2020-3931
E-mail: sugepe.semed@gmail.com

 

Das Competências da Superintendência de Gestão de Pessoas

A Superintendência de Gestão de Pessoas, diretamente subordinada ao Secretário Municipal, compete:

  • participar do processo de modernização da gestão da SEMED;
  • coordenar o processo de execução da política de desenvolvimento de recursos humanos na Secretaria Municipal de Educação;
  • propor ao Secretário Municipal medidas que concorram para atingir a finalidade da Secretaria;
  • propor normas de funcionamento, visando à melhoria da qualidade dos serviços da Secretaria Municipal de Educação, das escolas municipais e das EMEIs;
  • propor ações que propiciem meios e condições para o bom desempenho do trabalho nas escolas municipais, nas EMEIs e na SEMED;
  • participar da coordenação, em articulação com a Secretaria Municipal de Gestão/SEGES, do processo de execução da política de desenvolvimento de recursos humanos da Secretaria Municipal de Educação;
  • acompanhar a elaboração de programas e projetos na área de recursos humanos;
  • orientar, coordenar e acompanhar a adequação do plano de carreira e remuneração do magistério;
  • participar, com a Secretaria Municipal de Gestão/SEGES, da elaboração do plano de cargos e carreira dos servidores administrativos da educação;
  • participar da elaboração e implementação do planejamento estratégico da SEMED;
  • participar do processo de formulação, implementação e avaliação da política educacional da Rede Municipal de Ensino;
  • participar da implementação e avaliação do plano municipal de educação;
  • elaborar os relatórios das atividades desenvolvidas;
  • executar outras atividades correlatas.

 

À Gerência de Administração de Pessoal, compete:

  • coordenar, em articulação com a Secretaria Municipal de Gestão/SEGES, o processo de execução da política de desenvolvimento de recursos humanos da Secretaria Municipal de Educação;
  • organizar e acompanhar a elaboração de programas e projetos na área de recursos humanos;
  • coordenar a adequação do plano de carreira e remuneração do magistério;
  • participar, com a Secretaria Municipal de Gestão da elaboração do plano de cargos e carreira dos servidores administrativos da educação;
  • elaborar os relatórios das atividades desenvolvidas;
  • executar outras atividades correlatas.

 

Aos Direitos Funcionais, compete:

  • participar do processo de execução da política de desenvolvimento de recursos humanos da SEMED;
  • propor mecanismos para a valorização dos servidores da educação;
  • assegurar a harmonia nas relações entre a Administração Municipal e os servidores;
  • estabelecer mecanismos que possibilitem a melhoria do atendimento ao servidor em relação às solicitações;
  • oferecer atendimento psicossocial aos servidores;
  • zelar pelo cumprimento das normas e procedimentos de recursos humanos da SEMED;
  • propor normas operacionais de funcionamento, visando à melhoria da qualidade dos serviços do Órgão Central, das escolas municipais e das EMEIs;
  • cadastrar as licenças médicas e faltas dos servidores;
  • cadastrar adicional noturno do corpo administrativo da REME;
  • cadastrar adicional de horas extras dos servidores da REME;
  • cadastrar e conferir as férias dos servidores da REME;
  • cadastrar adicional de difícil acesso dos servidores da REME;
  • conferir e informar assuntos relacionados à folha de pagamento dos servidores da SEMED;
  • solicitar gratificação do magistério aos professores lotados no 1º ano;
  • informar dados pertinentes ao sistema SIOPE;
  • proporcionar aos servidores oficinas que lhes promovam qualidade de vida no trabalho;
  • prestar apoio psicossocial individual, oferecer auxílio psicológico, encaminhar, aconselhar e orientar os professores quanto aos programas de políticas públicas e emissão de parecer quando da necessidade de contratação para atendimento domiciliar;
  • realizar oficinas de motivação, atendimento ao público, ética e postura profissional, autoestima, relacionamento interpessoal, integração e trabalho em equipe;
  • realizar visitas domiciliares, hospitalares, institucionais e escolares;
  • acompanhar a movimentação de mirins lotados na REME;
  • solicitar a substituição de mirins, quando necessário;
  • administrar e intermediar conflitos que envolvem os mirins;
  • elaborar relatórios das atividades desenvolvidas;
  • executar outras atividades correlatas.

 

À Lotação e Movimentação, compete:

  • participar da adequação do plano de carreira e remuneração do magistério;
  • participar da elaboração do plano de cargos e carreira dos servidores administrativos da educação;
  • participar da elaboração de editais referentes a concurso público para o grupo magistério;
  • registrar a lotação e movimentação dos servidores da educação;
  • orientar sobre o processo de convocação, das aulas complementares, às alterações, prorrogações e das revogações de aulas;
  • proceder ao cadastramento das convocações, aulas complementares, as alterações, prorrogações e revogações de aulas, de acordo com os encaminhamentos dos diretores das escolas municipais, das EMEIs e do Órgão Central;
  • manter organizado o arquivo das convocações de professores bem como os formulários de lotação e remanejamento dos servidores efetivos;
  • promover e acompanhar o concurso de remanejamento externo dos servidores da REME;
  • acompanhar a lotação dos servidores vinculados à SEMED;
  • gerenciar a cedência de profissionais da educação, por meio de convênios de cooperação mútua, de órgãos internos ou externos com a Prefeitura, e acompanhar a frequência;
  • participar do processo de execução da política de desenvolvimento de recursos humanos da SEMED;
  • acompanhar, controlar e manter atualizada a movimentação de servidores na Secretaria Municipal de Gestão;
  • analisar as autorizações e publicações de cedências dos servidores da REME para registros e controle;
  • encaminhar, mensalmente, à Secretaria de Estado de Educação a frequência dos servidores cedidos por meio do convênio de cooperação mútua entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande;
  • realizar estudos visando à  implementação de melhorias dos sistemas utilizados pelo setor;
  • articular com o órgão responsável pelo desenvolvimento de tecnologia da informação ações que visem à execução de melhorias nos sistemas utilizados pelo setor;
  • acompanhar a atualização do sistema de lotação realizado pelas escolas e das EMEIs;
  • promover treinamento sobre o sistema de lotação aos servidores das secretarias das escolas municipais e das EMEIs;
  • manter atualizado o registro dos servidores de acordo com a área de atuação;
  • promover, quando necessário, o remanejamento dos servidores pertencentes do grupo administrativo das escolas municipais e das EMEIs;
  • acompanhar e manter atualizada a movimentação dos servidores designados na função de coordenação pedagógica;
  • acompanhar e controlar a lotação de professores readaptados;
  • acompanhar a posse dos candidatos aprovados em concurso público e realizar a lotação;
  • coordenar a lotação dos estagiários remunerados que atuam na SEMED;
  • controlar a entrega das folhas de frequência dos estagiários;
  • acompanhar e controlar a movimentação funcional dos servidores da educação;
  • elaborar relatórios das atividades desenvolvidas;
  • executar outras atividades correlatas.

 

Ao Controle Funcional, compete:

  • participar da adequação do plano de carreira e remuneração do magistério;
  • participar da elaboração do plano de cargos e carreira dos servidores administrativos da educação;
  • participar do processo de execução da política de desenvolvimento de recursos humanos da SEMED;
  • participar da elaboração de processos seletivos para contratação de recursos humanos para a área administrativa na SEMED;
  • coordenar, acompanhar e controlar a execução dos procedimentos de seleção e admissão de pessoal e os respectivos termos ou atos de admissão e demissão dos servidores administrativos na Secretaria Municipal de Educação;
  • coordenar a execução de atividades de lotação e movimentação de pessoal, manter atualizado o cadastro dos dados e informações pessoais e funcionais dos servidores administrativos com vínculos celetistas ou conveniados na SEMED e dos servidores administrativos estatutários em exercício nas EMEIs;
  • estabelecer mecanismos para manter atualizadas as informações e controle do quadro de vagas de servidores nas EMEIs;
  • zelar pelo cumprimento das normas e procedimentos dos direitos funcionais dos funcionários celetistas, dos servidores conveniados e estatutários da Prefeitura Municipal de Campo Grande;
  • receber e encaminhar, mensalmente, a frequência dos funcionários contratados às entidades conveniadas e dos servidores cedidos lotados nas EMEIs, por meio de termo de cooperação mútua;
  • gerenciar a lotação e movimentação de pessoal e manter atualizado o cadastro dos dados e informações pessoais e funcionais dos servidores administrativos com vínculos estatutários, celetistas ou conveniados em exercício nas EMEIs;
  • estabelecer mecanismos para o cumprimento das normas e procedimentos dos direitos funcionais dos funcionários celetistas, dos servidores conveniados e estatutários da Prefeitura Municipal de Campo Grande;
  • elaborar relatórios das atividades desenvolvidas;
  • executar outras atividades correlatas.