Divisão de Avaliação

Alcione Aparecida Ribeiro Valadares

Telefone: (67) 2020-3849 / 2020-3853
e-mail: alci.semed@gmail.com
Competências da Divisão de Avaliação:

Ao Divisão de Avaliação, diretamente subordinado à Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais – SUPED, compete:

I – articular-se com os demais setores da SEMED, visando a atuação integrada para a consecução dos objetivos estratégicos da SEMED;

II – participar da elaboração do plano plurianual da SEMED;

III – planejar e executar as ações relativas ao Programa Municipal de Avaliação Externa de Desempenho de alunos da REME – Projeto Avalia – REME;

IV – participar da elaboração e avaliação do Plano Municipal de Educação;

V – participar do processo de modernização da gestão da SEMED;

VI – elaborar estudos sobre avaliação de desempenho que contribuam para a melhoria da qualidade educacional da REME;

VII – prestar assistência e orientação técnica e pedagógica à execução de avaliações externas;

VIII – assessorar aos demais setores da SEMED nos assuntos de avaliação externa;

IX – elaborar relatórios das atividades desenvolvidas.

Diante das atribuições citadas, cabe ao Divisão de Avaliação cumprir prioritariamente as determinações previstas no Projeto Avalia-REME, como definira Matriz de Referência, os descritores para a avaliação, as competências e habilidades avaliadas em cada ano e componente curricular, selecionar os itens a serem utilizados, estruturar as provas, ministrar oficinas de elaboração de itens e analisar, corrigir e validar os itens elaborados pelos professores.

Apresentar os resultados obtidos nas avaliações em larga escala por meio de relatórios para ajustes e tomada de decisão nos programas de ensino.

Assessorar e acompanhar a instituição responsável pelo pré-testedos itens, aplicação dos testes, correção de produção de textos e dos testes, elaboração dos relatórios e análises pedagógicas.