Conheça a Secretaria

Em 1948, foi criado o primeiro setor da Prefeitura Municipal para tratar dos assuntos referentes à educação, denominado Seção de Educação e Assistência Educacional de Campo Grande-MS.
No ano de 1959, foi criada a Secretaria Municipal de Educação e Saúde do município, à qual competia planejar e executar os serviços municipais de educação e cultura, saúde e assistência social, conforme a Lei n° 663/1959.

Em 1964, a Lei n° 896 altera a Lei n°663/1959 e define as atribuições da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), que tinha como competência a coordenação da Rede Escolar mediante a lotação de funcionários e da assistência material às escolas.

Em 1973, após a elaboração do primeiro regimento interno unificado, as escolas municipais passam a ser denominadas de Rede Municipal de Ensino (Reme).

Em 1985, Campo Grande já como capital de Mato Grosso do Sul, por meio dos Decretos n° 5192 e n° 5193, de 4/6/1985 desmembra as Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A partir de então, a Secretaria Municipal de Educação passa a ser denominada Semed.

A Semed executa as políticas municipais de Educação regida pela norma da educação brasileira – a lei n°. 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A Secretaria Municipal de Educação busca promover uma escola pública democrática e de qualidade, que vise à valorização do conhecimento científico, garantia de acesso, inclusão e permanência do aluno na escola, além de uma inicialização de formação profissional de qualidade.

NERES, Celi Corrêa; CORRÊA, Nesdete Mesquita. A educação especial na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS: um esboço de política pública em tempos de ‘inclusão escolar’. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 8., 2009, Campinas. Anais… Campinas: Unicamp, 2009. Disponível em:<http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/trabalhos.html>. Acesso em: 25 abr 2016.

A Semed possui 98 Escolas e 104 Escolas de Educação Infantil – EMEI, que atendem cerca de 100 mil crianças.

Memórias da SEMED – Secretários