O Parque Ecológico Anhanduí foi criado por meio da Lei 3.762, de 19 de junho de 2000. Com aproximadamente 15 hectares, está localizado no prolongamento da Avenida Presidente Ernesto Geisel na confluência do Córrego Bandeira e o Rio Anhanduí. É considerada a primeira unidade urbana municipal de preservação de Campo Grande.
O Parque é constituído basicamente por vereda que se caracteriza pela vegetação como a palmeira arbórea Mauritia flexuosa (buriti) emergente, em meio a agrupamentos mais ou menos densos de espécies arbustivo-herbáceas sem formar dossel com solos hidromórficos (encharcado) que contém olhos d’água e nascentes, além de um pequeno lago com peixes.
As veredas exercem papel fundamental na distribuição dos rios e seus afluentes, na manutenção da fauna do Cerrado, funcionando como local de pouso para a fauna de aves, atuando como refúgio, abrigo, fonte de alimento e local de reprodução para a fauna terrestre e aquática. De acordo com o Novo Código Florestal o Parque Ecológico Anhanduí é uma APP- Área de Preservação Permanente.
Em sete de junho de 2007, foi inaugurada sua sede administrativa, contando com estrutura física dotada de duas salas, cozinha, banheiros e um teatro de arena. Em agosto de 2012 o Parque recebeu um auditório com capacidade para 50 pessoas e mais uma sala.
Em 2013 o Parque Ecológico Anhanduí passou por um processo de revitalização. Foi implantado o Centro de Educação Ambiental Anhanduí que desenvolve atividades educativas sócia – ecológicas, como educação ambiental local e itinerante, palestras, trilhas ecológicas contemplativas e plantio de mudas visando o desenvolvimento local sustentável.
Objetivos:
- Promover a recuperação e a preservação da área de vereda, valorizando os aspectos físicos e biológicos desse ambiente;
- Proteger os locais onde ocorra o aparecimento de água por afloramento do lençol freático (olho d’água, nascente);
- Preservar os locais de alimentação, reprodução, pernoite e descanso da fauna do cerrado em geral;
- Proteger as cabeceiras e margens dos córregos garantindo a conservação dos pontos onde ocorrem às recargas hídricas;
- Desenvolver, por meio de estudos, métodos e técnicas de recuperação e preservação de áreas de veredas;
- Possibilitar o desenvolvimento de atividades contemplativas monitoradas, tecnologias sociais e educação ambiental, além de permitir ações de caráter científico.
As visitas ao parque são monitoradas e podem ser agendadas pelo endereço eletrônico: pqanhandui@gmail.com ou pelo telefone (67) 4042-1323 ramal 2772.
Público a que se destina:
- Alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas, Privadas e Universidades;
- Comunidade do entorno do CEA, empresas e população em geral;
O CEA tem agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar e sediar somente atividades e eventos ligados à questão ambiental.
Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h e 30 min. às 11h e das 13h às 17h.
Contato:
Telefone: (67) 4042-1323 ramal 2772
E-mail: pqanhandui@gmail.com
ACESSE O BLOG: www.ceaanhandui.blogspot.com
Endereço:
Av. Presidente Ernesto Geisel, s/n, Bairro Guanandi II
CEP: 79002-082 – Campo Grande – MS.