Centros de Educação Ambiental (CEA)

cea-anhandui

O Parque Ecológico Anhanduí foi criado por meio da Lei 3.762, de 19 de junho de 2000. Com aproximadamente 15 hectares, está localizado no prolongamento da Avenida Presidente Ernesto Geisel na confluência do Córrego Bandeira e o Rio Anhanduí. É considerada a primeira unidade urbana municipal de preservação de Campo Grande.

O Parque é constituído basicamente por vereda que se caracteriza pela vegetação como a palmeira arbórea Mauritia flexuosa (buriti) emergente, em meio a agrupamentos mais ou menos densos de espécies arbustivo-herbáceas sem formar dossel com solos hidromórficos (encharcado) que contém olhos d’água e nascentes, além de um pequeno lago com peixes.

As veredas exercem papel fundamental na distribuição dos rios e seus afluentes, na manutenção da fauna do Cerrado, funcionando como local de pouso para a fauna de aves, atuando como refúgio, abrigo, fonte de alimento e local de reprodução para a fauna terrestre e aquática. De acordo com o Novo Código Florestal o Parque Ecológico Anhanduí é uma APP- Área de Preservação Permanente.

Em sete de junho de 2007, foi inaugurada sua sede administrativa, contando com estrutura física dotada de duas salas, cozinha, banheiros e um teatro de arena. Em agosto de 2012 o Parque recebeu um auditório com capacidade para 50 pessoas e mais uma sala.

Em 2013 o Parque Ecológico Anhanduí passou por um processo de revitalização. Foi implantado o Centro de Educação Ambiental Anhanduí que desenvolve atividades educativas sócia – ecológicas, como educação ambiental local e itinerante, palestras, trilhas ecológicas contemplativas e plantio de mudas visando o desenvolvimento local sustentável.

Objetivos:

  • Promover a recuperação e a preservação da área de vereda, valorizando os aspectos físicos e biológicos desse ambiente;
  • Proteger os locais onde ocorra o aparecimento de água por afloramento do lençol freático (olho d’água, nascente);
  • Preservar os locais de alimentação, reprodução, pernoite e descanso da fauna do cerrado em geral;
  • Proteger as cabeceiras e margens dos córregos garantindo a conservação dos pontos onde ocorrem às recargas hídricas;
  • Desenvolver, por meio de estudos, métodos e técnicas de recuperação e preservação de áreas de veredas;
  • Possibilitar o desenvolvimento de atividades contemplativas monitoradas, tecnologias sociais e educação ambiental, além de permitir ações de caráter científico.

As visitas ao parque são monitoradas e podem ser agendadas pelo endereço eletrônico: pqanhandui@gmail.com ou pelo telefone (67) 3314-9560.

Público a que se destina:

  • Alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas, Privadas e Universidades;
  • Comunidade do entorno do CEA, empresas e população em geral;

 O CEA tem agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar e sediar somente atividades e eventos ligados à questão ambiental.

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 7h e 30 min. às 11h e das 13h às 17h.

Contato:

Telefone: (67) 3314-9560

E-mail: pqanhandui@gmail.com

ACESSE O BLOG: www.ceaanhandui.blogspot.com

Endereço:

Av. Presidente Ernesto Geisel, s/n, Bairro Guanandi II

CEP: 79002-082 – Campo Grande – MS.

 

cea-imbirussu-idososO Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar – CEA Imbirussu, foi criado a partir da revitalização e adaptação do prédio onde funcionou a  Escola Municipal Carlos Cristaldo, adjacente à área do Horto Florestal. A área rica em vegetação, que abriga também um dos viveiros de produção de  mudas para a arborização urbana de Campo Grande, tem como objetivo contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental em  Campo Grande.

Às margens do Córrego Imbirussu, o CEA conta com uma estrutura física dotada de auditório, espaços multiuso, Horto Florestal, trilha ecológica, laboratório de ciências, observatório, biblioteca (sala verde), telecentro (inclusão digital), sala de arte (dança e práticas esportivas) e espaços de convivência. O local é um convite perfeito à reflexão e a vivência de práticas sustentáveis.

O público a que se destina o CEA são:

  • Alunos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas, Privadas e Universidades;
  • Comunidade do entorno do Centro e população em geral;
  • Participantes de projetos realizados pela Prefeitura e por parceiros desta.

Portanto, o CEA tem agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar ou somente sediar atividades e eventos ligados à questão ambiental.

ACESSE O BLOG: www.ceaimbirussu.blogspot.com

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

Contato:

Telefone: (67) 3363-9914; (67) 3363-7208

E-mail: ceaimbirussu@gmail.com

Endereço:

Av. Amaro Castro Lima, 2200, Bairro Popular

79106-361, Campo Grande – MS

cea-florestinhaInaugurado em 23 de novembro de 2012, o Centro de Educação Ambiental Cônsul Assaf Trad – CEA Florestinha, está localizado no Parque Municipal Cônsul Assaf Trad, uma área verde de 25 hectares, próxima ao empreendimento Alphaville.

Antes de sua revitalização, o local passava por um processo erosivo e hoje, conta com uma estrutura com salas, anfiteatro, lagos e trilhas. Recentemente, a área do parque recebeu o plantio de 20 mil mudas de árvores, uma ação da SEMADUR em parceria com a população.

As atividades do CEA Florestinha são compostas por palestras, teatro de fantoches, exposição de animais empalhados, plantio de mudas nativas e debates sobre a fauna e flora, abrangendo o tema erosão.

O coordenador do projeto é o Major Ednilson Queiroz.Todas as atividades são orientadas pelo Sgt Gláucio – biólogo e pós-graduando em Gestão e Educação Ambiental, pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, especialmente treinadas e supervisionadas pelos policiais da Polícia Militar Ambiental. Trata-se de jovens tratando de temas ambientais com seus iguais (os alunos visitantes).

O público a que se destina o CEA são:

  • Alunos de escolas públicas e privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, preferencialmente até o 9º ano.

ACESSE O BLOG: www.ceaflorestinha.blogspot.com

Funcionamento:

Segunda à sexta-feira, 13h às 17h.

Contato:

Telefone: (67) 3314-8313

Endereço:

Avenida Assaf Trad, s/nº, ao lado do Alphaville.

CEA Polonês - FachadaÀs margens do Córrego Sóter e com uma estrutura física dotada de  auditório, espaço multiuso, casa sustentável, trilha e espaços de convivência, o local é um convite perfeito à  reflexão, à caminhada e à vivência de práticas sustentáveis.

O público a que se destina o CEA são:

  • População para visitas e caminhadas;
  • Alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e  privadas;
  • Participantes de projetos realizados pela Prefeitura e por parceiros  desta.

Portanto, o CEA tem agenda permanente de visitas escolares, além  de promover, realizar ou somente sediar atividades e eventos ligados  à questão ambiental.

ACESSE O BLOG: www.ceapolones.blogspot.com

Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30min. às 17h.

Contato

Telefone: 67-3313-9051

E-mail: ceapolones@gmail.com

Endereço

Rua Corveta, 141, Bairro Carandá Bosque

79.032-590, Campo Grande, MS.

CEA Polonês

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/

|