Arborização Urbana – Viveiro Flora do Cerrado

Viveiro Flora do CerradoO Viveiro Flora do Cerrado tem por objetivo atender a demanda de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) em praças, passeios públicos, nascentes, entre outras. Bem como, a doação à população.

Localizado no Jardim Pacaembu, o espaço foi inaugurado em 21 de setembro de 2010, marcando assim o Dia da Árvore. O projeto do Viveiro Flora do Cerrado foi elaborado por técnicos da Semadur.

O viveiro tem capacidade para produzir cerca de 1 milhão de mudas por ano e assim suprir as necessidades de arborização da cidade. Conta com toda a infraestrutura necessária como: estufa, irrigação pré-definida e o acompanhamento técnico de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal e biólogos da Semadur, em todas as etapas produtivas, desde a germinação das sementes até o período em que a espécie esteja adequada para o plantio.

Quando necessário, também é realizado o trabalho de manejo nas árvores das vias públicas. São muitas as espécies encontradas no viveiro, dentre elas ipês de flores branca, amarela e roxa, pata de vaca, flamboyant mirim, jabuticaba, acerola, pitanga e romã.

Campo Grande ocupa hoje o primeiro lugar no ranking como a Capital mais arborizada do país. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o índice da capital sul-mato-grossense é de 0,96, ou seja, de cada 100 residências 96 são arborizadas.

O viveiro conta com cinco mil metros quadrados de espaço,  possui uma extensa produção de mudas de árvores de espécies nativas recomendadas para a arborização urbana e espécies frutíferas. O local produz mudas que são destinadas para plantio em Áreas de Recuperação Ambiental (APP), praças, passeios públicos, parques, escolas. Produzindo assim o quantitativo necessário e dentro dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).

Para o cidadão que deseja solicitar a doação de muda para o plantio em sua calçada ou quintal, somente no perímetro urbano, a Semadur orienta que compareça até o setor de Arborização, situado no segundo andar do prédio anexo à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) na Rua Mal. Cândido Mariano Rondon,  n. 2655, Centro, levando seus documentos pessoais e comprovante de residência.

No setor o cidadão irá preencher uma Solicitação de Muda e deverá informar:

  • Local onde será realizado o plantio;
  • Largura da calçada do imóvel onde será plantada a muda da árvore ou tamanho do terreno;
  • Se a calçada está localizada no lado rede ou contra rede de energia;
  • Se existem outros conflitos na calçada, por exemplo, ramais de telefonia e internet, orelhão, entre outros.

Mais informações e orientações pelo telefone 4042-1323 ramal 2743 – dfaparborizacao@hotmail.com