Ações Educativas para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizará o projeto “Ações Educativas para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos”. O projeto visa oferecer a população ações educativas voltadas à conscientização dos consumidores em relação ao consumo sustentável e suas responsabilidades e a capacitação de catadores de resíduos sólidos recicláveis para a gestão empresarial e empreendedorismo.

O projeto será executado em duas etapas. A primeira etapa será voltada a capacitação de 250 catadores de materiais recicláveis, onde por meio de curso esses trabalhadores participaram de aulas, palestras e oficinas. E a segunda etapa terá como público a comunidade em geral através do desenvolvimento de ações educativas voltadas à conscientização do consumidores com relação ao consumo sustentável e as suas responsabilidades.

Alguns pontos em destaque do projeto:

• A capacitação de catadores de resíduos sólidos recicláveis, para formalização do conceito empresa e ações empreendedoras;
  • A multiplicação de agentes comunitários para o reaproveitamento e reutilização dos resíduos sólidos recicláveis, bem como a geração de emprego e renda;
  • A divulgação dos conceitos relacionados com a coleta seletiva, consumo consciente e minimização da geração de resíduos sólidos;
  • A informação sobre os tipos de resíduos recicláveis ou não, para que se tenha a minimização dos rejeitos.