COM INCENTIVO, AGRICULTURA FAMILIAR GANHA FORÇA E MERCADO EM CAMPO GRANDE

agricultura-familiar_1-768x432

Campo Grande, 04/12/2018 às 09:13

O setor da Agricultura Familiar está ganhando força e diversificando o mercado em Campo Grande. A informação, troca de ideias, conhecimento de novos mercados e a instrumentalização dos produtores são alguns dos itens que têm contribuído para ampliação dos negócios.

Para contribuir ainda mais nesse processo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc) vem promovendo encontros e debates. Neste ano, entre os eventos, destaca-se o ciclo de palestras  “Oportunidades de Mercado para a Agricultura Familiar”, que aconteceu há três meses e que já está gerando bons resultados.

O ciclo contribuiu para informar e discutir possibilidades de mercado para a agricultura familiar. Voltado para agricultores, organizações sociais que representam a agricultura familiar, bem como demais participantes do sistema de produção familiar, o evento debateu temas de real importância, visando o fortalecimento desse setor. A intenção foi a de ampliar as possibilidades de negócios realizados por produtores locais, aproveitando novas demandas, entre elas a de órgãos públicos, que realizam compras através de programas específicos.

agricultura familiar_2Além de instrumentalizar os produtores com orientações básicas sobre compras públicas, as discussões propiciaram a formação de um networkingconsistente, aproximando produtores e órgãos públicos, iniciando um processo de relacionamento, que resultou em negócios imediatamente após o evento.

De acordo com o secretário da Sedesc, Abrahão Malulei Neto, a agricultura familiar de Campo Grande é um setor que necessita da participação efetiva do poder público municipal, seja no oferecimento de serviços, bem como na divulgação e orientação para a sua inclusão em políticas públicas já existentes como na discussão de novas propostas. “Em eventos desse tipo, esse público tem oportunidade de conhecer, tirar dúvidas e ter oportunidade de acesso a políticas públicas de mercado, que podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município e região”, argumenta

Resultado positivo

Os produtores da Associação Nova Era e Terra Boa já apresentam bons resultados.  Ambas as associações estreitaram relações com potenciais compradores e passaram a participar de editais, oferecendo produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar municipal e ao Exército.

“O evento abriu portas para colocarmos nossos produtos. Antes, não havia trabalho para os produtores. Agora, estamos vendendo bem a nossa produção, porque estamos participando dos editais de chamamento” afirma Marlene Gonçalves, presidente da Associação Nova Era e Terra Boa. Para ela, participar do evento foi o passo decisivo para ingressar nessa nova fase, com aumento nas vendas e garantia de colocação da produção.

Outro resultado positivo aconteceu junto a produtores de urucum do Assentamento Três Corações, que passaram a comercializar o produto, antes comercializado com empresas de São Paulo, com a empresa local Vó Ermínia, uma das participantes do ciclo de palestras.

Durante o evento, os participantes discutiram, ainda,  as políticas públicas para a agricultura familiar, o Programa Nacional da Alimentação Escolar, o  Programa de Aquisição de Alimentos modalidade PAA Institucional, a  modalidade PAA Compra direta com Doação Simultânea e  o potencial de compra de empreendimentos do mercado local.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/