Prefeitura de Campo Grande realiza, pela primeira vez, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc), a Fenagrande- Feira de Negócios Agropecuários de Campo Grande– buscando oportunizar a realização de negócios no meio rural, além de apresentar inovações tecnológicas, demonstrações de técnicas e palestras não só ao produtor rural, mas para todos aqueles que direta e indiretamente fazem parte da cadeia produtiva do agronegócio municipal. O evento será nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, a partir das 10 horas, na cidade do Natal, altos da Avenida Afonso Pena.

Post divulgação do Evento

Post divulgação do Evento

Segundo o prefeito Marquinhos Trad eventos como esse são sempre bem vindos já que o potencial agroeconômico da capital sul-mato-grossense é enorme. “Campo Grande além de ser a capital de um Estado que possui sua economia totalmente voltada para o agronegócio, tem uma produção agropecuária em constante crescimento que abastece não só a capital, mas seus arredores. Por isso precisamos oportunizar mais esse segmento que gera renda para inúmeras famílias, desde o pequeno ao grande produtor”.

O secretário da Sedesc, Herbert Assunção, destaca que o aumento considerável na produção de grãos da capital, exige outro olhar do poder público municipal em relação ao agronegócio local. “Em dez anos o plantio agrícola do município de Campo Grande teve um aumento de 400% na produção de grãos e a safra 2018/2019 registrou um acréscimo de 12% da área plantada em relação a área anterior. Além disso, o município ocupa a 8ª posição de rebanho bovino no Estado. Segundo o último censo do IBGE, a capital possui em torno de 550 mil cabeças de gado e vale destacar que o rebanho bovino tem se mantido em relação às outras cidades do Estado.”

O secretário também destaca o trabalho desenvolvido pela prefeitura em relação aos pequenos produtores. “Em 2017 a prefeitura lançou o projeto “Hortas Urbanas”, que em parceria com a Agraer, dá todo suporte técnico à produção familiar, escolas, associações comunitárias e pequenos produtores que necessitem de apoio. Já em 2018, a prefeitura lançou o “Saladão”, que é um ônibus adaptado para a comercialização de hortifruti proveniente da agricultura familiar. Assim como o Saladão, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), também contribui para a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar. O projeto “Renda no Pasto”, em parceria com a Embrapa Gado de Corte”, busca melhorar a lotação de animais por unidade de pastagem. Não podemos deixar de mencionar que através da construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, temos como meta a diversificação da matriz produtiva do setor rural no município, possibilitando a atração de outros empreendimentos”.

Além das palestras, a feira oferece praça de alimentação, shows musicais, apresentação e comercialização de artesanato, produtos agropecuários e máquinas agrícolas e espaço kids. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO

30/08 - Show Rafa e Júnior

Palestra e Show
TendaTemaPalestranteHorário
Visita ao Público10h
Tenda AProdução e Comercialização de Ovos CaipirasMarcos Roberto Ferreira de Rezende – Empresa POCÓ10h a 11h
Tenda BProdução e Comercialização de Ovos CaipirasMarcos Roberto Ferreira de Rezende – Empresa POCÓ10h a 11h
Tenda AÁgua Corrigida na Produção de Orgânicos Fort Mag Água Corrigida11h a 12h
Tenda BLegislação e Certificação de Produtos OrgânicosMaurícios N. T. Pecante & Augusto C.P. de Farias – SFA MS14h a 15h
Tenda ACasos de Sucesso na produção e Comercialização de Produtos orgânicosCarlos Alberto S. do Valle – Terra Benta Orgânicos16h a 17h
Tenda BEmpreender no CampoSEBRAE MS17h a 18h
Abertura Oficial19h
ShowRafa & Junior20h

31/08 - Show: Marcos e Adriano

Palestra e Show
TendaTemaPalestranteHorário
Visita ao Público10h
Tenda AGestão Cooperativa de Negócios e acesso ao mercado – Case de Ouro da TerraMauro Cabral (Oportuna) Cooperativa Ouro da Terra10h a 11h
Tenda BSoluções em eficiência energéticaFernando Araújo TECFASA BRASIL11h a 12h
Tenda ALeite e BenefíciosMed. Vet. Msc Arnaldo Santiago Filho – AGRAER14h a 15h
Tenda BPrograma deApoio ao Produtor RuralSup. de Fomento ao Agro & SIM – SEDESC15h a 16h
Tenda ACarrapato da Capivara – Riscos para a População Marcos V. Garcia & Leandro O. Higa – EMPRAPA16h a 17h
Tenda BSistema de Produção X Qualidade da Carne Bovina & Cerveja ArtesanalBig Beef & PEC BR e Cervejaria Prosa17h a 18h
ShowMarcos & Adriano20h

01/09 - Show: Tostão e Guarany

Palestra e Show
TendaTemaPalestranteHorário
Abertura ao Público10h
Tenda AMulheres do Agro & Negócios de Sucesso Mara Bethânia & Cia – SEDESC10h a 11h
Tenda BSustentabilidade e Inovações na Agricultura Familiar IFMS, ITCP e UFMS11h a 12h
Tenda APesquisas Uniderp & Ações Empreendedoras FMBUNIDERP – Fundação Manoel de Barros14h a 15h
Tenda BPiscicultura dá Lucro? Luiz Carlos A. Filho – Grupo ACORCI15h a 16h
Tenda AAssistência Técnica e Gerencial ao Produtor Rural SENAR MS – Famasul Sind. Rural CG16h a 17h
Tenda BCooperativismo em Negócio SustentáveisOCB MS17h a 18h
ShowTostão & Guarany20h

Inscrição para Palestra

Expositores, máquinas, equipamentos, demonstrações de técnicas, palestras, workshop, shows, músicas, artesanatos, praça de alimentação e brinquedos

Preencha seus dados e escolha quais palestras deseja frequentar, durante a FENAGRANDE. Garanta seu lugar. VAGAS LIMITADAS!

Inscreva-se

Fenagrande 2019 - entrevista

27/08/2019

Acompanhe a entrevista de Fabiano Reis com a engenheira agrônoma da secretaria municipal de cultura e turismo de Campo Grande, Mariana Coura, sobre a 1ª Fenagrande, uma feira de negócios agropecuários, que vai trazer muitas oportunidades para os produtores.

APOIO CULTURAL

ALIMENTAÇÃO

EXPOSITORES

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/