Agricultura Familiar

 

AGRICULTURA FAMILIAR

Para viabilizar os Sistemas de desenvolvimento da Agricultura Familiar, foram estabelecidas políticas públicas como modalidades de crédito (plantio, compra de maquinários, etc.,), inclusão de jovens, mulheres, apoio à Agricultura Orgânica, Reflorestamento, apoio ao Cooperativismo e Comercialização.

O Município de Campo Grande possui indicadores que superam a taxa nacional de urbanização. Conforme último Censo do IBGE em 2010 possui 98,66% de sua população considerada como urbana. A grande taxa de urbanização gera efeitos colaterais que demanda por grandes esforços do poder público nas áreas de mobilidade urbana, saúde, educação, etc.,

A reversão desse processo depende da construção de uma proposta que desafie os rumos do atual caminho de desenvolvimento rural. É esse o desafio que o departamento do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia SEDESC assume. Para a construção dessa proposta, o poder público municipal por meio da SEDESC, estabelece parcerias junto às instituições que atuam no meio rural, representantes das organizações sociais ligados ao desenvolvimento rural, aos agricultores (as) familiares. Pretende-se com essas parcerias reunir as bases para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico do meio rural do município.

PROCESSOS E PROGRAMAS TRABALHADOS PELO DEPARTAMENTO DO AGRONEGÓCIO
  • Operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos PAA – Modalidade Compra direta com doação Simultânea
  • Apoio ao desenvolvimento da Agricultura Orgânica
  • Apoio à Comercialização de produtos da Agricultura Familiar
  • Articulação do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE
  • Apoio ao processo de motomecanização da Agricultura Familiar
Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/