Quando foi Criada a Economia Criativa?

No Brasil, foi criada a Secretaria de Economia Criativa criada pelo Decreto 7743, de 1º de junho de 2012, vinculada ao Ministério da Cultura (O Ministério foi extinto e as atividades do Ministério e da Secretaria foram realojadas, em sua maioria, porém, a Economia Criativa, por ser um grande segmento mundial, continua a vigorar, agora amparado por órgãos distintos, estando em fase de reestruturação as ações a serem realizadas) e existem projetos de lei em andamento.

Mesmo que ainda não se tenha firmado uma legislação a respeito, considera-se no Brasil que a Economia Criativa é formada por 20 setores, quais sejam:

1. artes cênicas,
  2. música,
  3. artes visuais,
  4. literatura e mercado editorial,
  5. audiovisual,
  6. animação,
  7. games,
  8. software aplicado à economia criativa,
  9. publicidade,
  10. rádio,
  11. TV,
  12. moda,
  13. arquitetura,
  14. design,
  15. gastronomia
  16. cultura popular
  17. artesanato,
  18. entretenimento,
  19. eventos e
  20. turismo cultural,

Em Campo Grande vem sendo fomentado pela Prefeitura Municipal, por meio de várias de suas Secretarias uma série de ações que buscam valorizar, abrir e fortalecer junto ao mercado espaço para artesãos, artistas visuais, profissionais da gastronomia e designers e estilistas, além de outros artistas de diversas expressões, mas ainda não houve uma ação concentrada para que sejam mostrados e incentivados os empreendedores/empreendimentos que atuam na cidade dentro do segmento criativo enquanto inovador e contemporâneo segmento econômico que forma um corpo importante e que tem um potencial elevado para contribuir na economia local de forma sustentável.

A principal motivação para se apropriar do termo Economia Criativa e tê-lo como norte para a realização de eventos e ações por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia – SEDESC é que:

1) faz parte de sua missão fomentar a economia local;

2) há contato direto entre a SEDESC e empreendedores da Economia Criativa por meio das Incubadoras Municipais, uma vez que os segmentos por elas trabalhados são alimentos, tecnologia, artesanato e moda/têxtil;

3) há possibilidade de ampliar tanto o contato como o fomento desse segmento econômico em uma ação inicial que faz parte da expertise da SEDESC – organização de evento para mostra e comercialização; e

4) será uma oportunidade valiosa para a organização e coordenação do segmento econômico que é a Economia Criativa, podendo em pouco tempo alcançar expressividade tendo como exemplos os patamares alcançados pelas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro.